Pelicano ganha exposição em Ribeirão Preto

As charges mais famosas do cartunista ribeirão-pretano estarão abertas à visitação gratuita em outubro. Mostra traz tirinhas que fizeram história em jornais e revistas brasileiros em mais de 35 anos de carreira
Tempo de leitura:2 minutos

Por Francine Micheli
Foto e charges: Arquivo Pessoal

Um dos cartunistas mais queridos do Brasil volta à sua terra natal para abrir oficialmente a exposição que conta em imagens os seus 36 anos de carreira. A mostra, organizada pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), vai trazer para a sede da entidade as tirinhas que fizeram história em jornais e revistas brasileiros. A mostra estará aberta ao público no dia 22 de outubro.


Veja outras exposições para visitar em Ribeirão Preto no mês de outubro!

Atualmente, Pelicano publica suas charges diariamente no jornal Tribuna Ribeirão e na revista Móbile do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Seus trabalhos já estamparam as páginas de veículos como O Pasquim, Folha de S. Paulo, Correio Popular, de Campinas, Comércio do Jahu, Jornal da Unesp, jornais da Rede Bom Dia, entre outros. E o reconhecimento da crítica veio através de cinco conquistas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o prêmio “Melhor Cartum Nacional”, no Salão de Humor do Piauí.

A vida simples de Pelica

O Pelica tem um nome imponente, mas quase ninguém o conhece por essa seriedade toda. Cesar Augusto Vilas Boas também escolheu viver tranquilamente em uma chácara afastada da cidade, à beira da rodovia, e é lá onde ele busca inspiração para suas sacadas diárias. 

Engenheiro de formação, abandonou cedo a profissão para injetar seu sarcasmo natural em desenhos de traços simples que ilustram o cotidiano brasileiro. E a arte está no sangue. Ele, seu irmão, o cartunista Glauco (morto em 2010) e sua mãe, que era artista plástica, formavam um trio criativamente imbatível.

Para Pelicano, ainda há a ilusão entre muitos veículos de comunicação de que ilustrações e cartuns possam ser pagos com “visibilidade”, o que é uma cultura negativa para ambos os lados. “Ainda tem muito disso. Quero dizer, hoje aprendi a cobrar, pouco, mas aprendi”, diverte-se. “Já to velho pra trabalhar de graça. Mas mesmo assim sempre acabo fazendo uma coisa ou outra no 0800”.

Serviço

Exposição de charges de Pelicano
22 de outubro até a primeira quinzena de novembro

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sasp – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Rua João Penteado, 2.220 – Jardim América)
Informações: (16) 3421-9870 / 3421-9875 

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.