Para o topo

Pelicano ganha exposição em Ribeirão Preto

Pelicano ganha exposição em Ribeirão Preto
, em 14/10/2014, às 19:12 (atualizado em 17/10/2014, às 09:39)

Por Francine Micheli
Foto e charges: Arquivo Pessoal

Um dos cartunistas mais queridos do Brasil volta à sua terra natal para abrir oficialmente a exposição que conta em imagens os seus 36 anos de carreira. A mostra, organizada pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Sasp), vai trazer para a sede da entidade as tirinhas que fizeram história em jornais e revistas brasileiros. A mostra estará aberta ao público no dia 22 de outubro.

Veja outras exposições para visitar em Ribeirão Preto no mês de outubro!

Atualmente, Pelicano publica suas charges diariamente no jornal Tribuna Ribeirão e na revista Móbile do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Seus trabalhos já estamparam as páginas de veículos como O Pasquim, Folha de S. Paulo, Correio Popular, de Campinas, Comércio do Jahu, Jornal da Unesp, jornais da Rede Bom Dia, entre outros. E o reconhecimento da crítica veio através de cinco conquistas no Salão Internacional de Humor de Piracicaba e o prêmio "Melhor Cartum Nacional", no Salão de Humor do Piauí.

A vida simples de Pelica

O Pelica tem um nome imponente, mas quase ninguém o conhece por essa seriedade toda. Cesar Augusto Vilas Boas também escolheu viver tranquilamente em uma chácara afastada da cidade, à beira da rodovia, e é lá onde ele busca inspiração para suas sacadas diárias. 

Engenheiro de formação, abandonou cedo a profissão para injetar seu sarcasmo natural em desenhos de traços simples que ilustram o cotidiano brasileiro. E a arte está no sangue. Ele, seu irmão, o cartunista Glauco (morto em 2010) e sua mãe, que era artista plástica, formavam um trio criativamente imbatível.

Para Pelicano, ainda há a ilusão entre muitos veículos de comunicação de que ilustrações e cartuns possam ser pagos com "visibilidade", o que é uma cultura negativa para ambos os lados. "Ainda tem muito disso. Quero dizer, hoje aprendi a cobrar, pouco, mas aprendi", diverte-se. "Já to velho pra trabalhar de graça. Mas mesmo assim sempre acabo fazendo uma coisa ou outra no 0800".

SERVIÇO

Exposição de charges de Pelicano
22 de outubro até a primeira quinzena de novembro

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Sasp – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (Rua João Penteado, 2.220 – Jardim América)
Informações: (16) 3421-9870 / 3421-9875 

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Ribeirão recebe última mostra do circuito itinerante de fotografia brasileira
« POST ANTERIOR
“Capela da Nonna” de Portinari ganha réplica em São Paulo

Você poderá gostar também!

 

Exposição internacional de estátuas de cera chega a Ribeirão

06.10.2015 - 10:34

Personalidades da música e do cinema estarão expostos a partir de 12 de outubro

Mostra reúne objetos de grandes guerreiros mundiais

17.02.2016 - 07:40

Exposição gratuita composta por 150 peças está aberta à visitação no RibeirãoShopping

Exposição “Casas do Brasil: a casa xinguana”

23.04.2014 - 17:35

O Varal Diverso prestigiou esta bela exposição da Casa da Cultura sobre as habitações indígenas. A mostra é formada por 25 painéis fotográficos em preto e branco, e segue exposição até o dia 13 de abril

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo