Para o topo

Instituto SEB inaugura espaço pluricultural em Ribeirão Preto

Revitalizado, o antigo prédio da Cia. Cervejaria Paulista, vai oferecer uma ampla programação cultural ao público, a partir de 2019
Instituto SEB inaugura espaço pluricultural em Ribeirão Preto
Por Analídia Ferri, em 11/12/2018, às 08:49 (atualizado em 12/12/2018, às 08:30)
Fotos: Paulo Gallo

O que significa sonhar? Para o Grupo SEB, sonhar é inspirar a transformação. Há mais de cinquenta anos, a família Zaher vem construindo um legado transformador para sua cidade-sede: Ribeirão Preto. Dessa vez, foi o Instituto SEB, braço responsável pelas iniciativas e investimentos sociais do conglomerado educacional, que abriu oficialmente as portas de sua “fábrica de sonhos”.

A Fábrica, nome dado pelo Instituto SEB ao prédio histórico que abrigou a Cia. Cervejaria Paulista (1914), inaugurou nesta segunda-feira (10/12), trazendo uma série de novidades que vão transformar a cidade.

São cerca de 11 mil metros quadrados que darão espaço para iniciativas culturais, sociais, educacionais ligadas à inovação e empreendedorismo. Quem acompanha a trajetória do SEB sabe que essas palavras — inovação e empreendedorismo — têm um grande peso em suas ações e apostas para o futuro.

Vale a pena dizer tudo isso para se ter ideia do quão importante será, para o público ribeirão-pretano, receber e poder contar com um novo espaço pluricultural que oferecerá cursos, oficinas, workshops e inúmeras atrações culturais, a partir do próximo ano.

A Fábrica

A Fábrica vai contar com espaços de exposições, atividades para crianças no Espaço Criança, projetado especialmente para os pequenos, um café extremamente charmoso e aconchegante, o Espaço Maker, que possui equipamentos de corte a laser prototipagem e várias ferramentas para colocar a “mão na massa” em projetos criativos, coworking que será responsável por abrigar uma incubadora de projetos de impacto social, uma praça de eventos e um auditório para cerca de 400 pessoas. Oficinas de robótica vão formar os interessados por programação, entre adultos e crianças. O local ainda terá uma fábrica de brinquedos que vai produzir itens sustentáveis para venda.


Em uma das sala da Área de Exposições, uma linha do tempo conta a história do Grupo SEB

As iniciativas sociais já idealizadas pelo Instituto SEB — dentre eles, o Projeto NAU, programa para capacitação de jovens para o mercado de trabalho, e a Mentoria Social, capacitação de organizações do terceiro setor — também estão presentes no local. O Grupo Thathi de Comunicação, que possui canais de informações multimídia, também fica localizado no prédio.

Na noite de inauguração, o lançamento do Instituto SEB contou com as presenças dos ilustres Gilberto Dimenstein, o maestro João Carlos Martins, que se apresentou ao lado do músico Neymar Dias e do quinteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. “O sonho de uma família vai transformar a vida de muitas outras aqui dentro desse espaço”, disse Dimenstein.

Vale mencionar ainda que a inauguração do Instituto SEB aconteceu no dia 10 de dezembro, data em que se celebrou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituída na Assembleia Geral das Nações Unidas. Um grande painel com personalidades que dedicaram a vida em busca de direitos fundamentais para todos está exposto no local para os visitantes.

O objetivo é que o espaço movimente a cena cultural da cidade com eventos voltados à cultura, educação, inovação e empreendedorismo, já no começo de 2019, além de contribuir com a revitalização da área central da cidade.

Símbolo de uma época em que Ribeirão Preto passava por uma expansão no setor industrial, o complexo da Cia. Cervejaria Paulista, que também já abrigou os Estúdios Kaiser de Cinema, passou por uma enorme repaginação, respeitando suas características originais e por se tratar de um patrimônio tombado pelo Condephaat, desde 2007.

Os investidores da Cia. Cervejaria Paulista, empresários locais, também sonharam em deixar seu legado para a cidade e investiram muito nessas transformações. Tanto que deram de presente para Ribeirão Preto o monumental Quarteirão Paulista, que mais tarde se tornaria o cartão postal da cidade.

Parte da restauração do prédio e o planejamento para sua ocupação começou logo em 2015, quando o Grupo SEB adquiriu o imóvel. Desde então, trabalharam na missão de oferecer ao público um novo equipamento cultural, aberto a todos e para todas as idades.

Se sonhar é democratizar o acesso à cultura e à educação, o Instituto SEB nasce, oficialmente, com a missão de inspirar mais uma grande transformação que ficará na história de Ribeirão Preto.

Conheça alguns espaços do Instituto SEB


Espaço Criança: ambiente lúdico que oferecerá atividades voltadas à sustentabilidade, recreação e oficinas


Café: além de um menu especial saudável, abrirá espaço para exposições, bate-papos e eventos


Auditório: com capacidade para 400 pessoas, receberá shows, palestras e espetáculos


Espaço Pluris: comunidade colaborativa para criação de negócios, capacitação e formação


Espaço Maker: criação e prototipagem, abriga a Fábrica de Brinquedos

ENDEREÇO

A Fábrica – Instituto SEB
Rua Mariana Junqueira, 33 – Centro
Telefone: (16) 3968-7200
Site | Facebook | Instagram

Compartilhe:

« POST ANTERIOR
Casa da Memória Italiana terá visitação e exibição de filme em agosto

Você poderá gostar também!

 

Casa da Memória Italiana terá visitação e exibição de filme em agosto

03.08.2018 - 10:28

Imóvel conta história da imigração na cidade e realiza atividades gratuitas

Circuito Sesc de Artes leva atrações gratuitas para cidades da região

05.04.2018 - 17:45

De 13 a 22 de abril acontecem shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres

Casa da Memória Italiana abrirá para visitas semanais em junho

06.06.2017 - 22:29

Público poderá conhecer o espaço às quintas e sábados, sem agendamento

Confira a programação completa da Virada Cultural Paulista em Ribeirão Preto

16.05.2017 - 16:56

Evento acontece nos dias 27 e 28 de maio no Morro do São Bento

10 razões para amar Ribeirão Preto

04.03.2017 - 21:17

O Varal Diverso, seu guia cultural, preparou uma lista cheia de bons motivos!

Chaves e Chapolin Colorado ganham coleção com itens de decoração

20.07.2016 - 17:58

Loja de departamento é a única com o licenciamento da série. Conheça os produtos!

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2019. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo