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IPA Day Brasil prepara experiência completa de turismo cervejeiro

IPA Day Brasil prepara experiência completa de turismo cervejeiro
Por Analídia Ferri e Paulo Gallo, em 02/04/2018, às 16:17 (atualizado em 02/04/2018, às 16:20)
Fotos: Paulo Gallo / Varal Diverso

O IPA Day Brasil, festival dedicado às cervejas estilo India Pale Ale (conhecidas por serem amargas), anunciou várias novidades para a 7º edição do evento, marcado para o dia 3 de novembro, em Ribeirão Preto. Neste ano, a ideia é transformar a cidade em um destino de turismo cervejeiro completo, lançando dois novos projetos: a Casa da IPA e a Cidade da IPA. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 10 de abril (terça), somente pela internet (confira no final da matéria).

“A experiência nos mostrou que atingimos o tamanho ideal do evento para proporcionar um ambiente excelente aos hopheads, com acesso fácil a dezenas de IPAs, água fresca de graça, comida de qualidade, música e conforto. Por outro lado, ao mesmo tempo queremos impactar mais pessoas e somos desafiados pelos fãs de cervejas a criar novas experiências”, explica Rafa Moschetta, um dos idealizadores do evento.

Foi pensando nisso que a organização do IPA Day Brasil decidiu transformar Ribeirão Preto na capital nacional da IPA durante os dias 1º, 2 e 3 de novembro. O projeto Cidade da IPA quer capacitar os moradores da cidade para receberem os turistas preparando "guias" que possam falar sobre a história cervejeira da cidade, suas atuais cervejarias, sobre a relação com o estilo India Pale Ale e sobre os detalhes da edição deste ano da festa.

A Cidade da IPA também quer envolver o comércio local como bares, lojas, empórios, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos para formarem uma rede de benefícios para os participantes do evento e turistas que estiverem na cidade. Além de interagir com amantes de cervejas vindos de diversos pontos do Brasil, os guias da capital da IPA terão como benefício aproveitar os descontos e promoções oferecidos pelo comércio local, mesmo sem adquirir o ingresso do evento.

Os principais ingredientes para a Cidade da IPA já estavam disponíveis: com nove cervejarias em operação e quatro em processo de abertura, Ribeirão Preto já é uma das cidades mais cervejeiras do Brasil. Sua tradição como produtora de cerveja já soma mais de 130 anos, marcando a identidade cultural da população. A história da IPA no Brasil também passa por Ribeirão Preto, que foi o berço da primeira cerveja do estilo produzida no país — a Indica, da Cervejaria Colorado, lançada no final da década de 1990.

Entretanto, o ponto forte deste cenário é o próprio IPA Day Brasil. Em sua sétima edição, a festa já se consolidou como destino turístico nacional para os apreciadores da cerveja. Todos os anos, 2 mil pessoas viajam de diversos cantos do país para participar do evento. Em 2017, chegaram turistas de 194 cidades de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, além do Canadá, EUA e Argentina.

“O trabalho com voluntários começou em 2016 com a brigada working experience. Hoje, candidatos de vários pontos do país se inscrevem para poder trabalhar servindo cervejas durante o evento. Com isso, proporcionamos um serviço excelente, feito por quem ama o que faz. Em troca, os voluntários ganham uma festa exclusiva no dia seguinte ao evento”, explica Moschetta.

Esta energia tem feito o IPA Day Brasil ser conhecido como a Disney da cerveja. E essa brincadeira acabou dando origem ao projeto da Casa da IPA. “Quando você vai visitar um parque turístico, nada melhor que se hospedar nos hotéis oficiais, certo? Foi daí que tiramos a ideia de termos nossa própria hospedagem oficial” lembra Rafa Moschetta. O hotel oficial do Festival irá receber o lupulomaníacos durante três dias e terá brassagem ao vivo, djs, food trucks e stands das cervejarias. A Casa da IPA terá eventos abertos à população mas apenas turistas com ingresso para o festival poderão ficar hospedados no local. Estes hóspedes também terão outras vantagens como poder entrar mais cedo no IPA Day Brasil e traslado gratuito do hotel para o evento.

A experiência de turismo cervejeiro inclui a realização de um tour cervejeiro que irá levar os turistas para as principais cervejarias da cidade. Ônibus farão roteiros ligando as cervejarias, lojas de insumos para cervejeiros caseiros, Casa da IPA e demais pontos de interesse. No dia do evento, também haverá ônibus saindo de pontos estratégicos e passando pelos hotéis conveniados levando os turistas até o evento.

Jantar harmonizado

Na sexta (2/11), feriado e véspera do festival, será realizado um jantar exclusivo que irá harmonizar as IPAs e seus diversos subestilos com gastronomia. “A ideia do jantar foi aproveitar o tempo dos turistas da melhor forma, já que muitas pessoas acabam chegando na cidade na véspera. Com isso, também queremos mostrar a versatilidade de combinações que podem ser feitas com o estilo”, afirma Moschetta.

Cervejas exclusivas

As novidades da Cidade da IPA e Casa da IPA não teriam sentido sem o combustível que move toda a festa: a cerveja. Neste ano, serão mais de 6.500 litros distribuídos em 40 rótulos diferentes das melhores IPAs do Brasil — todas open bar. A meta da organização para esta edição é oferecer 25% dessas torneiras com cervejas criadas exclusivamente para a festa ou lançadas em primeira mão no dia do festival.

Concurso

O festival também será palco da premiação do 3º Concurso Melhor IPA do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de jurados — incluindo juízes internacionais, sommeliers de cerveja e mestres cervejeiros — irá se reunir na cidade para eleger a melhor IPA comercial produzida no Brasil. Além do prêmio Best of Show, concedido à melhor da todas as cervejas, o concurso também premia os melhores exemplares dentro de subestilos de IPAs. O concurso é organizado pela Academia de Ideias Cervejeiras, com apoio das Cervejarias Weird Barrel e SP 330, ambas de Ribeirão Preto.


Copo da edição 2017 do IPA Day Brasil, assinado pelo ilustrador Ciro Bicudo

Ingressos 

Com o novo formato que assume a missão de promover o turismo cervejeiro, a organização do evento promete fazer o maior IPA Day Brasil da história sem aumentar nenhum ingresso a venda. Por isso, a expectativa é que os ingressos esgotem rapidamente.

As vendas de ingressos começam dia 10 de abril (terça), a partir das 9 horas, por meio da Sympla, plataforma oficial de venda de ingressos do festival. O preço do primeiro lote será de R$ 180, sem a cobrança de taxa de serviço do Sympla, cujo custo é assumido pela organização do evento.

O ingresso dá direito ao famoso copo do IPA Day, que este ano será ilustrado por Daniel Gnattali, artista responsável pelos rótulos da cervejaria Hocus Pocus (RJ), dento do projeto Colecionáveis IPA Day. Além das cervejas, a água continua à vontade durante a festa.

SERVIÇO

IPA Day Brasil 2018
3 de novembro (sábado), das 12h às 22h 

No Centro de Eventos Quinta Linda
Rod. Anhanguera, Km 303 – Ribeirão Preto/SP
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Ingressos, informações e hospedagem: www.sympla.com.br/IPADay2018
1º lote: R$ 180 (O IPA Day não cobra taxa de serviço)

*Entrada exclusiva para maiores de 18 anos!

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