acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » na região »

História da cana-de-açúcar pode ser visitada no Museu da Cana, em Pontal

publicado em: 21/12/2014 - 18:56
atualizado em: 13/06/2016 - 09:10

História da cana-de-açúcar pode ser visitada no Museu da Cana, em Pontal

Por Francine Micheli
Fotos: Divulgação

A região de Ribeirão Preto não passa despercebida quando o assunto é opções de programas culturais para as férias. A menos de 40 quilômetros de Ribeirão Preto, a cidade de Pontal preserva a coleção mais importante do Brasil referente à história da cana-de-açúcar.

Fundado em dezembro de 2013, o Museu da Cana presenteia os visitantes com o passado vivo brasileiro, de uma época em que a cana-de-açúcar era um dos maiores propulsores econômicos. De sua inauguração até hoje, o Museu já recebeu cerca de 27 mil pessoas de todo o Brasil, entre atividades educativas, culturais e sociais.


A entidade é mantida pelo Instituto Cultural Engenho Central, gerido pela família Biagi. Até hoje, a família de origem italiana tem forte ligação com os negócios da cana.

Acervo ganhará linha de trem

Entre as principais atrações do Museu, estão os maquinários importados para o Brasil da Europa, fabricados entre 1876 e 1888, quando o Brasil ainda era regido pela monarquia. Entre eles estão a moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores. Além disso, estão preservados também toda a arquitetura industrial do início do século XX e todas as máquinas do setor de produções desta época.

Junto ao Museu da Cana, também está prevista a instalação de uma linha férrea que passa pela área. O projeto está sendo desenvolvido pela entidade junto ao poder público de Sertãozinho. A previsão é que fique pronta em dois anos.  

O Museu da Cana tem acesso gratuito, funcionando de terça a domingo das 10h às 16h. O espaço estará fechado nos dias 25/12 e 01/01. “O Museu da Cana é uma ótima opção cultural para as crianças durante as férias, já que aq1ui elas podem apreciar a natureza, brincar ao ar livre ou mesmo no campo de futebol”, diz Leila Heck, gestora do acervo.


SERVIÇO

Museu da Cana

Endereço: Fazenda Engenho Central, Casa 1 – Zona rural de Pontal/SP
Entrada pela Fazenda Vassoural (Estrada para Pontal, SP-343/322)
Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Ingressos: Entrada gratuita
Informações: (16) 3497-5008 / (16) 99628-9322 

PRÓXIMO POST »
Festival nacional de música de Batatais recebe inscrições até 5 de fevereiro
« POST ANTERIOR
Coletivo articula festival de artes em Santa Rosa de Viterbo

Você poderá gostar também!

 

O Grande Encontro, Ira! e Falamansa se apresentam no 27º Forró da Lua Cheia

04.03.2017 - 20:54

Festival de música acontece de 5 a 7 de maio, em Altinópolis (SP)

Festival nacional de música de Batatais recebe inscrições até 5 de fevereiro

22.01.2015 - 12:18

A prefeitura de Batatais anunciou a realização do 1º Festival Nacional de MPB para março de 2015 e está recebendo inscrições, gratuitamente, de compositores de todo o Brasil, até o dia 5 de fevereiro.

Coletivo articula festival de artes em Santa Rosa de Viterbo

18.12.2014 - 18:16

Festival Fora do Trilho terá uma programação extensa e diversificada, com feira de artesanato, exposições, oficinas, palestras, teatro e vários shows, entre eles as bandas ribeirão-pretanas Pó de Café Quarteto e Canaviera, além de outros.

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso