Para o topo

Sesc Ribeirão apresenta o projeto Concertos nas Igrejas

Sesc Ribeirão apresenta o projeto Concertos nas Igrejas
Da redação, em 19/04/2018, às 09:01 (atualizado em 19/04/2018, às 11:48)
Foto: Ibraim Leão / Divulgação

O Sesc Ribeirão Preto dá sequência ao projeto Concertos nas Igrejas, com os músicos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) e a regência de Reginaldo Nascimento, que tem o objetivo de democratizar o acesso à música erudita com concertos realizados em igrejas da cidade, nos meses de março, abril e maio.

Nesta apresentação, que será realizada no dia 25 de abril (quarta), às 20 horas, na Igreja Matriz Santo Antônio, no bairro Campos Elíseos, o grupo de câmara da OSRP executa as obras do Ciclo Bach: Concerto para Violino em Mi Maior e a Cantata BWV 182 Himmelskönig, sei willkommen (Rei Celestial, seja bem-vindo).

O Concerto para Violino em Mi Maior foi composto em 1718, quando Johann Sebastian Bach começava o seu trabalho na corte de Köthen, onde atuaria por cinco anos como compositor e regente a serviço do príncipe Leopold von Anhalt-Köthen. A obra é considerada um dos mais lindos concertos para violino da história da música.


O maestro Reginaldo Nascimento, regente da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (Foto: Andreza Mancuso / Divulgação)

Já a Cantata BWV 182 Himmelskönig, sei willkommen (Rei Celestial, seja bem-vindo) foi criada para o Domingo de Ramos ou a festa da Anunciação. Por essa associação, é considerada uma cantata de Páscoa. Está entre as mais festivas das cantatas da Quaresma, sendo o Domingo de Ramos um dia de celebração, quando Cristo entra triunfal na cidade de Jerusalém para gritar “Hosana”. A cantata foi escrita para o duque de Weimar logo após a nomeação de Bach como organista da corte, e foi apresentada pela primeira vez em 25 de março de 1714.

Fundada em 1921, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é mantida desde 1938 pela Associação Musical de Ribeirão Preto (AMRP). Desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e desenvolve importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico com seus mais de 1.500 concertos oficiais realizados. A OSRP possui em sua estrutura três coros (Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil) que se apresentam regularmente em seus concertos. Possui quatro CDs gravados: Mozart e Beethoven (2007), Coletânea (2007), com obras consagradas do repertório sinfônico, Jobim Sinfônico – do violão à orquestra (2008) e Clássicos Natalinos (2011).

SERVIÇO

Concerto nas Igrejas: A paixão segundo São João BWV 245, com regência de Reginaldo Nascimento e a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
25 de abril (quarta), às 20h

Onde? Igreja Matriz de Santo Antônio. Rua Paraíba, 757 (Campos Elíseos)
Quanto? Gratuito (400 lugares)
Classificação livre
Informações

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
USP-Filarmônica apresenta Cássia Carrascoza Bomfim
« POST ANTERIOR
Evandro Navarro prepara novo disco e lança clipe com Lô Borges

Você poderá gostar também!

 

Bandas autorais de Ribeirão se unem em projeto musical

13.04.2015 - 21:06

Realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro, projeto A Cena Vive chega a Ribeirão Preto para divulgar trabalho autoral de grupos locais

USP-Filarmônica apresenta Cássia Carrascoza Bomfim

23.04.2018 - 10:35

Concerto gratuito acontece no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto

Verônica Ferriani escolhe Ribeirão para lançar seu segundo disco

31.10.2014 - 11:09

“Porque a boca fala aquilo do que coração tá cheio” será lançado nesta sexta-feira (18/10) e vem recheado de experimentalismo instrumental e canções autorais

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Agenda Cultural
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2018. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo