Para o topo

Bandas autorais de Ribeirão se unem em projeto musical

Bandas autorais de Ribeirão se unem em projeto musical
, em 13/04/2015, às 21:06 (atualizado em 21/05/2015, às 00:42)

Por Francine Micheli
Fotos: Divulgação

Nesta quinta-feira (16/4), será dado o pontapé inicial do projeto A Cena Vive, que acaba de ser lançado em Ribeirão Preto para unir e divulgar bandas com músicas próprias na cidade. O show desta quinta será no Bar Dom Pedro, com apresentações das bandas Rockamama e Sol de Papel.

A iniciativa foi trazida para Ribeirão pelos irmãos e músicos da banda RP3 depois de passarem pelo Rio de Janeiro, onde a ideia já conquistou público, músicos e donos de casas noturnas. O compartilhamento é uma das características do projetos: as bandas participantes dividem a mesma equipe técnica e aparelhagem de som, barateando os custos do projeto.

O projeto vai promover apresentações mensais, sempre com duas bandas tocando juntas, com show de uma hora e com veto a covers.

Gustavo Machado, vocalista da Rockamama, explica que outras bandas da região também aderiram à ideia e já estão se articulando para levar o projeto para São Carlos, Serrana e outras cidades da região. Segundo ele, a iniciativa tem uma gestão horizontalizada. “Cada um assume uma área do evento: divulgação, arte para cartaz, negociação com o dono do bar ou local que fechamos o evento, equipamento de som, técnico de som, enfim. Cada um faz um pouco pra cada evento acontecer da melhor forma”, diz.

A união faz a força

As bandas que integram o projeto usam a internet para se articularem e, com isso, as visualizações de vídeos e streamings chegaram a um milhão. Uma lista com as músicas das bandas ribeirão-pretanas já está disponível no Spotify.

Para JP Barrionovo, guitarrista da RP3, o A Cena Vive é um movimento ideológico, algo além de um simples projeto. “Não tem produtoras ou empresários por trás. Então, se alguém quer fazer seu som, próprio pode contar com a gente, pois todos compartilham conteúdos, músicas, clipes etc. Uma rede está se formando em torno do novo rock brasileiro e que não está na grande mídia, está nos meios alternativos e com muita audiência”, comenta.

No Rio de Janeiro, o movimento existe há três anos e conseguiu trazer de volta a extinta Rádio Cidade, com uma programação voltada às bandas autorais. Esses grupos estão com espaços como o Imperator Novo Rock, onde acontecem shows com uma média de público de 500 pessoas.

Ao todo, nove bandas participam do A Cena Vive em Ribeirão Preto: RP3, PlayVinil, Sol de Papel, Rockamama, Vinil Verde, Little Tramp, Ben Johnson e P.A.W, todas de Ribeirão Preto, e Um Trem Para Viena, de São Carlos.

SERVIÇO

Projeto A Cena Vive com Rockamama + Sol de Papel
16 de abril (quinta-feira), a partir das 20h

Onde? Bar Dom Pedro (rua Sete de Setembro, 2.030 – Jardim Sumaré)
Quanto? R$ 10
Informações: (16) 3441-0036

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Evandro Navarro prepara novo disco e lança clipe com Lô Borges
« POST ANTERIOR
Larissa Baq busca financiamento coletivo para lançar seu primeiro disco

Você poderá gostar também!

 

Gabriela Francheck fala sobre seu novo show “À flor da pele”

20.10.2014 - 15:38

Com lançamento do seu novo show marcado para o dia 22 de outubro, no Sesc Ribeirão Preto, a cantora ribeirão-pretana se entrega à sensibilidade e interpreta canções consagradas e letras de compositores locais

Evandro Navarro prepara novo disco e lança clipe com Lô Borges

04.07.2016 - 15:47

Músico ribeirão-pretano comemora 30 anos de carreira com projeto autoral

Larissa Baq busca financiamento coletivo para lançar seu primeiro disco

17.03.2015 - 19:14

A compositora e multi-instrumentista adota uma plataforma online para arrecadar R$ 18 mil para gravar “Vaivoa”. Prazo para contribuir vai até o dia 17 de abril.

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo