Para o topo

página inicial » literatura »

Feira do Livro elimina shows e foca em causas sociais

publicado em: 23/04/2014 - 21:06
atualizado em: 16/05/2014 - 14:32

Feira do Livro elimina shows e foca em causas sociais
Feira do Livro/Divulgação

A 14ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 16 a 25 de maio, já anunciou que neste ano não haverá shows com artistas nacionais e o evento irá priorizar outras ações de temáticas variadas.

A palavra de ordem neste ano é mudança. Além do cancelamento dos shows, uma das principais mudanças é na direção da Feira, que antes era comandada por Isabel de Farias — que esteve à frente do evento durante todas as 13 edições anteriores, e foi nomeada secretária de Infraestrutura no final de 2013.

Quem assumiu a presidência foi Edgard de Castro, com a ajuda de César Aparecido Nunes, nomeado organizador temático que criou, entre outras ações, uma carta de compromisso setorizando dez temáticas que serão abordadas pela Feira do Livro.

A carta aborda questões sobre a condição da criança, a defesa dos idosos, a causa dos índios e afrodescendentes, os deficientes, os grupos LGBT, a juventude, a sustentabilidade e os direitos humanos. Veja a carta completa aqui. Neste ano, o tema da feira é “A história em suas mãos – O livro e a leitura diante dos novos direitos civis e dos novos sujeitos sociais no Brasil”.

Dentre os nomes já confirmados, estão: Ruy Castro, Fernando Morais, Débora Colker, Ana Maria Machado, Xico Sá, Gregório Duvivier, Laura Muller, Mário Sérgio Cortella, MV Bill, Márcia Tiburi, Ana Paula Padrão, Marcelo Canellas, Jean Willys, Soninha Francine, Antônio Prata, entre outros.

Entre os destaques musicais estão os shows do pernambucano Antônio Nóbrega, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz (Bahia), Aláfia, Zé Vitto, RP3, Vania Lucas (cantantando Dorival Caymmi), Alessandra Ramos, Família Imperial, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Consciência X Atual (com Leser MC e convidados), Alessandra Freire (cantando Cartola), Jacqueline Falcheti (cantando Vinicius de Moraes), Orquestra Homero Barreto, Claudia Cantarella (cantando Chico Buarque), Lara Téo (cantando Dorival Caymmi) e Roberta Vieira (cantando Caetano Veloso), além da Bachiana Filarmônica SESI-SP, com o maestro João Carlos Martins, encerrando a 14ª edição da Feira do Livro, no dia 25 de maio.

Neste ano, a Feira do Livro irá ocupar ainda mais espaços pela cidade. Os tradicionais locais no Centro — Theatro Pedro II, praças XV de Novembro e Carlos Gomes, Centro Cultural Palace, parque Maurílio Biagi, Estúdios Kaiser de Cinema, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclídes e Acirp —, ganharão a companhia dos Teatros de Arena e Municipal, Shopping Iguatemi, Livraria Cultura e OAB.

Confira a programação completa:

PRÓXIMO POST »
3ª edição da revista RPHQ encerra série

Você poderá gostar também!

 

“As igrejas estão se canibalizando”, diz Gregorio Duvivier durante Feira do Livro

22.05.2014 - 19:34

Um dos criadores do Porta dos Fundos não poupou críticas à religião, à democracia e ironizou websérie concorrente

"Comecei a me dedicar à literatura por vingança"

17.05.2014 - 14:51

O jornalista e escritor Rogério Pereira esteve na 14ª Feira Nacional do Livro, e falou ao Varal Diverso sobre como mantém há 14 anos o maior jornal literário do Brasil, o "Rascunho"

Obra esquecida de R. F. Lucchetti ganha versão para internet

23.12.2014 - 14:03

Cineastas ribeirão-pretanos estão eternizando contos do mestre do terror em websérie e buscam financiamento coletivo. Campanha termina no dia 14 de fevereiro

 

 

Comente aqui:

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso