Para o topo

Ribeirão Preto ganha Parque das Artes em seu aniversário de 160 anos

Ribeirão Preto ganha Parque das Artes em seu aniversário de 160 anos
, em 17/06/2016, às 12:10 (atualizado em 18/06/2016, às 14:05)

Por Analídia Ferri
Fotos: Divulgação

Fazia tempo que o espaço que fica do lado de baixo RibeirãoShopping carecia de uma boa reforma e cuidados básicos. E já que a Prefeitura anda bem capenga das pernas, o grupo Multiplan tomou a frente e revitalizou o local, na tentativa de criar um parque para a população e proporcionar mais segurança nos arredores, uma vez que o antigo espaço ficava num breu total durante a noite.

Neste domingo (19/06), o Parque das Artes Dr. Fernando de Freitas Monteiro da Silva, será aberto oficialmente à população, com uma programação especial de aniversário da cidade. Aproveite para ver aqui o calendário completo de eventos dos 160 anos de Ribeirão Preto.

O parque possui 68 mil metros quadrados, sendo 45 mil metros de área de vegetação e cerca de 23 mil metros cobertos por uma série de três lagos artificiais interligados. O espaço conta com pista de corrida e caminhada com mais de 1.500 metros de extensão e três metros de largura, área para food trucks, quatro praças de convivência, bancos de material ecológico e pergolados com primaveras e árvores nativas da região. O Parque das Artes ficará aberto de terça a domingo, das 8h às 21h.


(Foto: JF Pimenta/CCS)

O local inclui também quatro praças de convivência e três portarias para controle de acesso, dando mais segurança e comodidade para os usuários.

Programação especial

A programação tem início às 10h, com ações interativas de pintura, desenho livre e pintura facial, seguido de apresentação teatral do grupo Os Profiççionais, às 11h, e projeto Toque de Lata, às 13h. A partir das 14h, o parque recebe show de Larissa Baq, próximo a uma das pontes. O palco será montado no entorno do lago, em um local com bastante vegetação e uma arena de grama.

A partir das 15h, os Agentes de Leitura se posicionam para contar histórias, envoltos por apresentação de capoeira, do Grupo Terra Preta. Já as 16h30, os bboys do Grupo Killa Rockers apresentam o break em uma das ilhas culturais do parque. O encerramento acontece com show da banda RP3.

Confira a programação completa:

  • 10h às 12h – Ações interativas: pintura, pintura facial e desenho livre
  • 11h – Teatro: Os Profiççionais
  • 13h – Projeto Toque de lata
  • 14h – Show: Larissa Baq
  • 15h – Agentes de Leitura no Parque
  • 15h30 – Capoeira (Grupo Terra Preta)
  • 16h30 – BBOYS do Grupo Killa Rockers
  • 17h – Show: RP3


A cantora Larissa Baq se apresenta às 14h (Foto: Analídia Ferri / Varal Diverso)

O Sesc Ribeirão Preto também tem compromisso com o domingo cultural e apresenta artes visuais, cinema e literatura, improviso de sapateado, contação de histórias, oficina de criação de bonecos e grupo Teatro de Riscos.

Fique por dentro da programação:

Gabinete de Curiosidades e Habilidades
Das 10h às 13h e das 14h às 17h

Inspirado pelos “traveling shows”, antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades, o Gabinete das Curiosidades e Habilidades vai oferecer ao público uma variada programação em artes visuais, cinema e literatura. Um acervo de 80 livros ilustrados, um ateliê com diversas oficinas e uma seleção inédita de curtas-metragens de Georges Méliès estarão à disposição dentro de um Gabinete. Atividades do Gabinete:

LITERATURA: Palavra + Imagem
Acervo de livros ilustrados, oferecido por duplas de mediadores que incentivarão adultos e crianças a realizarem leituras individuais e compartilhadas.

CINEMA: Cine Magia
Exibição de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre 1896 e 1913.

ARTES VISUAIS: Colagem em vinil e adesivos
Nesta oficina, André Costa e Reinaldo Romero apresentam os princípios da colagem e da ilustração, trabalhados através do material denominado “vinil adesivo”, um tipo de adesivo multicolorido utilizado para peças e cartazes publicitários. Quem coordena a oficina é o artista plástico André Costa, que, desde 1989, estuda suportes e métodos convencionais de manufatura dos materiais.

Improviso de Sapateado (Cia. Pé na Tábua)
Das 10h30 às 10h45 e das 12h às 12h15

Divulgando o sapateado brasileiro desde 2008. Integrantes: Ana Luiza Yosetake, Bela Pizani, Francine Lamas, Raquel Martins, Rê Defina e Rodrigo Lima. A Cia. de Sapateado Pé na Tábua foi criada no início de 2008 e teve por objetivo unir professores e coreógrafos de diferentes estilos, dispostos a deixar o universo competitivo, muito presente nos festivais de dança da cidade, para dar espaço ao universo criativo.No currículo os espetáculos: Urbano, Improviso, logo existo, Tudo é som e Caminhos ritmados.


(Foto: Instante Imagem/Divulgação)

Contação de histórias
Das 14h30 às 15h

O ator e educador João Paulo Fernandes da Cia Boccaccione contará a linda história A Princesa e a Lua. Era uma vez uma princesinha que adorava doces. Certo dia, ao comê-los em excesso, ela adoeceu. O rei, preocupado com a saúde da filha e pensando em alegrá-la, promete-lhe a lua como presente. Começa, então, uma divertida aventura para consegui-la.

Oficina de Criação de Bonecos
Das 15h às 16h

A Cia. Cornucópia convida o público para criar diferentes bonecos de técnicas variadas, para logo após todos participarem do lindo cortejo.

Teatro: "Quereres", com o Cia. Teatro de Riscos
Das 15h às 15h50

Intervenção cênica que visa dialogar com as artes plásticas, música, dança e com o contexto histórico e sócio-cultural do lugar onde é proposta a apresentação, a fim de modificá-lo e despertar diferentes leituras e reconexões sobre o espaço urbano e cotidiano da população local.

Cortejo dos Bonecos

A Cia. Cornucópia de Teatro de Ribeirão Preto, fundada há 25 anos pelo diretor Dino Bernardi, desenvolve em Ribeirão criação e circulação de trabalhos para todos os públicos. Convida a todos para participarem do lindo Cortejo que mistura teatro de animação, música e artes visuais. Leve seus bonecos, sejam eles marionetes, fios, luvas, fantoches!

SERVIÇO

Domingo Cultural no Parque das Artes
19 de junho, das 10h às 17h

Rua Joaquim Simões Gomes, 420 – Nova Aliança (atrás do RibeirãoShopping)
Informações: www.ribeiraopreto.sp.gov.br

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Theatro Pedro II recebe espetáculos de comédia, circo e shows em setembro
« POST ANTERIOR
Blocos de rua e festas animam o Carnaval em Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

Shoppings de Ribeirão Preto investem em música ao vivo

04.09.2014 - 17:30

RibeirãoShopping, Iguatemi e Santa Úrsula adotaram programas para apresentar cantores, bandas e estudantes de música. Veja a programação gratuita de cada um deles

Área no Jardim Nova Aliança dará espaço a novo parque

22.06.2015 - 19:55

Iniciativa privada vai revitalizar parque próximo ao RibeirãoShopping até o final de 2015.

Bob é o novo morador do Bosque Fábio Barreto

31.03.2015 - 21:37

Ribeirão Preto acabou de ganhar um morador ilustre: um filhote de lhama de 10 meses é a nova atração do Zoo Fábio Barreto. Apesar de ter nascido em Bauru, Bob terá moradia permanente por aqui e já está adaptado

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo