acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » festivais de cinema »

Sesc realiza festival de cinema "Melhores Filmes"

publicado em: 03/05/2014 - 16:47
atualizado em: 10/05/2014 - 08:30

Sesc realiza festival de cinema
Frances Ha

Considerado um dos mais antigos festivais de cinema, o Festival Sesc Melhores Filmes — que acontece de 3 a 8 de maio — já selecionou os nomes escolhidos para a mostra de 2014. Em sua 40ª edição, o Festival é realizado em 13 cidades do estado de São Paulo, incluindo Ribeirão Preto. O evento foi criado em 1974 para dar ao público a chance de ver e rever os filmes que chamaram a atenção da crítica ao longo do ano e de lambuja pagar bem pouco por isso.

Por aqui, as exibições acontecem no Cinépolis Santa Úrsula (rua São José, 933), com ingressos a R$ 6 (inteira); R$ 3 (meia) e gratuito para comerciários.

O Festival Sesc Melhores Filmes é o mais antigo festival de cinema da cidade de São Paulo. Criado em 1974, oferece a oportunidade ao público de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento, a preços populares. Em sua 40ª edição, em 2014 o Festival está sendo realizado em 13 cidades do estado de São Paulo. 

Consulte a programação e as sinopses abaixo.

PROGRAMAÇÃO

03/05 (sábado)
19h – Marina Abramovic: artista presente [+14]
21h30 – Educação sentimental [+12]

04/05 (domingo)
19h – Mataram meu irmão [+12]
21h30 – Elena [+12]

05/05 (segunda)
19h – Corda bamba
21h30 – Um estranho no lago [+18]

06/05 (terça)
19h – São Silvestre
21h30 – Pais e filhos [+14]

07/05 (quarta)
19h – O abismo prateado [+14]
21h30 – O som ao redor [+16]

08/05 (quinta)
19h – Frances Ha [+12]
21h30 – Las Acácias [+12]

SINOPSES

Marina Abramovic: artista presente
Documentário. Direção: Matthew Akers (EUA, 2012)

A sérvia Marina Abramovic é um dos nomes mais respeitados na arte performática mundial, conhecida por testar os limites de sua resistência física e mental. Em 2010, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) organizou uma grande retrospectiva da sua obra. A artista não só relembrou o passado, como decidiu realizar uma nova performance pela qual interagia intensamente com o público durante três meses.

Educação sentimental
Direção: Julio Bressane (Brasil, 2013)

Áurea é uma professora solitária que inicia uma estranha relação com um jovem que conheceu por acaso. Bastante sensível, ela fica encantada pela beleza decorrente das mudanças da vida que provocam diversas perdas. Aos poucos uma antiga história vem à tona, modificando o presente.

Mataram meu irmão
Documentário. Direção: Cristiano Burlan (Brasil, 2013)

Doze anos atrás, Rafael Burlan, o irmão do diretor Cristiano Burlan, foi assassinado com sete tiros. O cineasta decide relembrar os fatos, investigando o envolvimento do irmão com as drogas e compondo um retrato da violência que domina os bairros do subúrbio de São Paulo.

Elena
Documentário. Direção: Petra Costa (Brasil, 2012)

Ao viajar para Nova York, Elena segue o sonho de se tornar atriz de cinema e deixa no Brasil uma infância vivida na clandestinidade, devido à ditadura militar implantada no país, e também a irmã mais nova, Petra, de apenas sete anos. Duas décadas depois, Petra, já atriz, embarca para Nova York atrás da irmã. Em sua busca Petra apenas tem algumas pistas, como cartas, diários e filmes caseiros. Ela acaba percorrendo os passos da irmã até encontrá-la em um lugar inesperado.

Corda bamba – História de uma menina equilibrista
Direção: Eduardo Goldenstein (Brasil, 2012)

Maria (Bia Goldenstein) é uma menina de 10 anos que, por ser filha de pais equilibristas, foi criada no circo. Após um tempo vivendo com os padrinhos, Foguinho (Augusto Madeira) e Barbuda (Cláudio Mendes), ela se muda para a cidade grande para morar com sua avó (Stela Freitas). Apesar de enfrentar dificuldades em se adaptar à nova vida, ela aos poucos passa a se lembrar de um grande trauma do passado envolvendo seus pais.

Um estranho no lago
Direção: Alain Guiraudie (França, 2012)

É verão. Estamos à beira de um lago isolado, cercado por montanhas e florestas. Este é o cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos. O jovem Frank é um dos frequentadores do local, onde faz amizade com o solitário Henri. É lá também que ele conhece Michel, homem misterioso por quem se apaixona. Michel é belo, charmoso e mortalmente perigoso. Franck sabe disso, mas decide viver essa paixão mesmo assim. Até que ele começa a ser questionado por um inspetor de polícia que ronda o local.

São Silvestre
Documentário. Direção: Lina Chamie (Brasil, 2013)

O documentário pretende reproduzir a sensação de participar da maratona de São Silvestre, a maior corrida a céu aberto da América Latina, realizada anualmente em São Paulo, dia 31 de dezembro. Com uma câmera acoplada ao corpo do ator Fernando Alves Pinto, o filme busca captar o cansaço, a velocidade, o suor, a respiração e o movimento dos atletas.

Pais e filhos
Direção: Hirokazu Koreeda (Japão, 2013)

Esta é a história de um grande homem de negócios, obcecado pelo dinheiro e pelo sucesso. Sua vida sofre uma grande transformação quando ele descobre que está criando o filho de outro homem há seis anos, já que seu filho biológico foi trocado por engano na maternidade.

O abismo prateado
Direção: Karim Aïnouz (Brasil, 2011)

Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul.

O som ao redor
Direção: Kleber Mendonça Filho (Brasil, 2012)

A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.

Frances Ha
Direção: Noah Baumbach (EUA, 2012)

Frances (Greta Gerwig) divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele justamente para não deixar Sophie sozinha. Entretanto, a amiga não toma a mesma atitude quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado. A partir de então tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças. Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral diante os problemas que a vida adulta traz.

Las acácias
Direção: Pablo Giorgelli (Argentina/Espanha, 2011)

Rubén é um caminhoneiro que transporta madeira entre Asunción, no Paraguai, e Buenos Aires, na Argentina. Ele faz esse mesmo trajeto há anos, sempre solitário e silencioso. Um dia, no entanto, ele aceita dar carona a uma mulher desconhecida até Buenos Aires. Mas Jacinta, sua companheira de viagem, aparece uma hora atrasada, e com um bebê no colo. A primeira impressão de Rubén não é nada positiva: ele imagina passar longas horas ao lado de um bebê chorando e de uma pessoa por quem ele não tem o menor interesse. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor.

PRÓXIMO POST »
Cauim exibe produções locais e nacionais gratuitamente
« POST ANTERIOR
Feira do Livro exibe longas e documentários

Você poderá gostar também!

 

Sesc Ribeirão Preto exibe trilogia original de Guerra nas Estrelas

08.12.2014 - 14:41

O Cine Espacial acontece nos dias 23, 26 e 30 de dezembro, sempre às 19h, com exibições gratuitas. Os ingressos podem ser retirados 1h antes de cada exibição, na bilheteria local.

Sesc apresenta mostra de filmes baseados em fatos reais

27.07.2015 - 18:23

Longas de vários gêneros serão exibidos, gratuitamente, de 9 a 25 de agosto. Veja lista completa de filmes.

Cauim apresenta Festival Internacional de Curtas de São Paulo

11.09.2014 - 16:19

Nos dias 13 e 14 de setembro, Cineclube apresenta diversos filmes da programação do 25º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso