Para o topo

Exposição conta a história da teledramaturgia brasileira

Exposição conta a história da teledramaturgia brasileira
, em 13/04/2015, às 19:44 (atualizado em 15/04/2015, às 13:02)

Por Francine Micheli
Fotos: Paulo Gallo

Começa nesta terça-feira (14/4), a exposição "Espelho da arte – A atriz e seu tempo", uma mostra que homenageia os 50 anos de carreira da atriz Regina Duarte e conta a história das novelas de maior sucesso no Brasil. A mostra está aberta ao público no Shopping Iguatemi, em Ribeirão Preto, e a entrada é gratuita.

Organizada por Ivan Rizzo, ator e fã incondicional da atriz, a exposição reúne mais de 20 horas de vídeos, 12 figurinos originais e quase três mil fotos da artista nos palcos e em sua vida pessoal. Rizzo coleciona recortes de Regina Duarte desde os 11 anos de idade e hoje integra uma companhia de teatro dirigida pela artista, que também se transformou em uma de suas melhores amigas.

Todos os itens são separados em 11 espaços, que se organizam através das cinco décadas de uma das atrizes mais conhecidas da televisão brasileira. “Passei mais de três anos reunindo esses itens todos. Peguei coisas das casas da Regina, da Rede Globo, de parentes e amigos. Não foi fácil porque eu queria os itens que não saíram na mídia, que as pessoas não conheciam. Muitas coisas são muito raras”, explica Rizzo.

Curiosidades

Um dos destaques da exposição é um carro doado a Regina por um fã, simbolizando todos os presentes inusitados que a atriz recebeu de inúmeros fãs. No banco, é possível ler cartas do admirador. No ambiente que reproduz o quarto da Viúva Porcina, uma de suas personagens mais famosas, é possível encontrar vestidos, turbantes e acessórios usadas pela atriz na novela Roque SanteiroO diário usado na novela Por Amor, que escondia o grande segredo de Helena, descoberto pela filha Eduarda, no final da trama, também faz parte da exposição.

Outro item curioso é um teatro montado dentro da mostra que exibe o filme El Hombre del Subsolo, uma produção argentina da qual Regina participou, mas que não chegou a ser exibida no Brasil. Para trazer este filme, o curador da mostra foi à Argentina e comprou a fita, de 1981, com protocolos e documentos oficiais de venda.

Todos os cenários e ambientes da exposição foram produzidos em papelão reciclável e imitam os cenários de novelas gravadas pela atriz. A cenografia, assinada por J. C. Serroni, faz com que a exposição ganhe ainda mais destaque com o viés da sustentabilidade.

A exposição itinerante chega em Ribeirão Preto depois de passar por São Paulo, Salvador, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro, reunindo um público de mais de 80 mil visitantes.


O curador da exposição, Ivan Izzo (Foto: Fábio Benedicto / Divulgação)

 

SERVIÇO

Exposição "Espelho da arte – A atriz e seu tempo"
De 13 de abril a 10 de maio

Visitação: segunda a sexta, das 12h às 22h; sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Onde? Iguatemi Ribeirão Preto (av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golf)
Quanto? Gratuito

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
17 exposições para visitar em maio em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
Guia de exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

15 exposições para visitar em julho em Ribeirão

24.06.2016 - 17:41

Uma seleção de mostras gratuitas abertas em vários locais da cidade. Confira a lista!

Mostra reúne objetos de grandes guerreiros mundiais

17.02.2016 - 07:40

Exposição gratuita composta por 150 peças está aberta à visitação no RibeirãoShopping

História da cana-de-açúcar pode ser visitada no Museu da Cana, em Pontal

21.12.2014 - 18:56

Localizado em Pontal, a cerca de 30 minutos de Ribeirão Preto, museu reúne peças originais da época da monarquia. A visitação é gratuita.

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo