Para o topo

22 exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto

Confira a nossa lista de mostras abertas à visitação na cidade neste mês!
22 exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto
Por Analídia Ferri e Paulo Gallo, em 10/04/2018, às 11:49 (atualizado em 23/04/2018, às 16:31)

O Varal Diverso selecionou as principais mostras abertas à visitação no mês de abril em Ribeirão Preto. Confira todos os detalhes no guia abaixo. Todas elas têm entrada gratuita.

1. Aproximações, parte 1 e parte 2

Até o dia 2 de junho, a Galeria Marcelo Guarneri exibe a exposição "Aproximações", que está dividida em duas partes que não se encontram fisicamente, mas precisam uma da outra para ganhar sentido. 25 artistas representados pela galeria foram convidados a escolher uma obra do acervo que fosse significativa para sua produção. Assim foram escolhidas outras 25 obras que pudessem não só formar, coletivamente, uma exposição, mas também dar à produção desses artistas outras possibilidades de leitura, agora relacionadas a outras obras.

Quando? Até 2 de junho
Onde? Galeria Marcelo Guarnieri (rua Nélio Guimarães, 1.290 – Alto da Boa Vista)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h
Informações: (16) 3632-4046 / 3623-5857

2. A Inovação da China

Em cartaz na FAAP, a mostra "A Inovação da China" reúne invenções chinesas consideradas emblemáticas, como o sismógrafo, equipamento que registra as vibrações da Terra, o computador mais rápido do mundo e os primeiros métodos de impressão, além de 39 fotografias doadas pelo jornal chinês Xinhua News. A exposição está dividida em dois módulos: "As conquistas em tempos antigos", com imagens que mostram como a China conseguiu se destacar na antiguidade; e "Tecnologias líderes", que revela o esforço do governo daquele país para atingir o nível de nações consideradas líderes mundiais nos campos de bioengenharia, computação e ciência espacial, por meio da introdução de uma série de superprojetos.

Quando? 26 de abril
Onde? FAAP Ribeirão Preto (Av. Independência, 3670 – Jardim Flórida)
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 17h
Informações: (16) 3913-6300

3. Acervo Marp – Aquisições recentes

A exposição dá continuidade às comemorações dos 25 anos do Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto) e apresenta ao público uma seleção de 9 obras do Acervo Marp adquiridas recentemente. As obras são dos artistas Celso Orsini, Leda Catunda, Marcia de Moraes, Marcos Chaves, Mariana Teixeira, Regina Silveira e Ricardo Villa, e a exposição conta com curadoria de Nilton Campos, Coordenador de Artes Plásticas do museu.

Quando? Até 25 de maio
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

4 e 5. Exposições Individuais

Nos meses de abril e maio, o Marp também recebe exposições individuais simultâneas dos artistas Gabriel Botta (São Paulo), Renato Pera (São Paulo) e Rodrigo Linhares (Bento Gonçalves/RS), premiados no 43ª Salão de Artes de Ribeirão Preto (Sarp), realizado em 2017. Abertura no dia 20 de abril.

No dia 20 de abril, a artista Renata Cruz abre a exposição "Para sempre e um dia". Em seu trabalho, a Renata explora as relações entre texto e imagem e usa fragmentos de textos literários com desenhos em aquarela e óleo sobre papel, para conectar, como uma colagem, imagens e textos de diferentes tempos e espaços. Muitas vezes organiza o trabalho para criar um sistema de catalogação de imagens do dia a dia com objetos e histórias da vida de diversas pessoas e lugares. A arista desenvolve instalações onde os desenhos interagem com o espaço da exibição e se tornam livros abertos. O intuito é criar diversas narrativas que se constroem enquanto as pessoas caminham pelo espaço.

Quando? Até 25 de maio
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

6, 7, 8 e 9. Instituto Figueiredo Ferraz

Uma das galerias de arte mais incríveis do interior de São Paulo abriu, em março, quatro exposições que merecem destaque em nosso guia. Se você ainda não conhece o Instituto Figueiredo Ferraz, siga essa dica e vá o quanto antes!

#iff2018

A exposição, que fica em cartaz até o final do ano, traz um pequeno recorte do acervo do IFF, que já conta com mais de mil obras. A mostra partiu de duas premissas: mostrar as aquisições mais recentes da coleção de Dulce e João Carlos Figueiredo Ferraz e privilegiar aqueles trabalhos que nunca ou que poucas vezes foram mostrados. Por esta razão, a exposição não aborda um tema ou uma questão específica, nos indicando várias possibilidades e caminhos que a produção contemporânea nos oferece, a partir do olhar de um colecionador e pensada por um colecionador.

Imagens impressas: um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural

Com curadoria de Marcos Moraes, a exposição mapeia cinco séculos da produção gráfica europeia, com um total de 148 das 451 imagens impressas que compõem este acervo. São apresentadas, de forma didática, as diferentes técnicas de gravuras dos séculos XV a XIX. Esta já é a quinta mostra que o Itaú Cultural realiza no IFF. Em cartaz até 5 de maio.

Yamamoto Masao

O artista japonês Yamamoto Masao exibe, até o dia 5 de maio, três séries fotográficas distintas: A Box of Ku, Nakazora e Kawa=Flow, com fotografias feitas entre 1990 e 2016. A maioria delas ocupa as paredes do espaço expositivo e a outra parte integra cinco "caixas-poemas", que contém em seu interior, cada uma, cerca de seis fotografias pequenas e um Haikai de autoria de Ryokan, poeta e monge zen-budista do século XIX. Na mostra, são dispostas em vitrines, onde é possível ver o conjunto de imagens e versos dialogando entre si.

Fragmentos do real (Atalhos)

Com curadoria de Rodrigo Moura, a mostra recebe 35 obras pertencente à mais recente produção do artista Fabio Miguez. Montadas em linha, no encontro de umas com as outras, as pinturas formam sentenças e, em conjunto, dão conta de sua grande vocação sensorial no uso variado de cores, texturas, formas e movimentos. A maneira ideal de vê-las é neste grande grupo, revisitando os elementos ao longo do tempo e experimentando as sucessivas interrupções, como numa grande tira de filme. Levando a pesquisa pictórica de Miguez para outro lugar, elas se apresentam menos como espaços pictóricos idealizados do que como fragmentos do real. Em cartaz até 5 de maio.

Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 / 3623-2262 ou contato@iff.art.br

10. Fotografias Estúdio

A mostra reúne imagens desenvolvidas pelos alunos da Oficina de Fotografia Estúdio, coordenada por Carlos de Araújo Arantes, durante as aulas do segundo semestre de 2017.

Quando? Até 8 de junho
Onde? USP Ribeirão Preto – Seção de Atividades Culturais (rua Pedreira de Freitas, casa 4)
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: (16) 3315-3530

11. Carros de Polícia

A exposição reúne um total de dez veículos e duas motocicletas, além de vídeos sobre a Instituição. A iniciativa marca os 186 anos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e os 42 anos do Comando de Policiamento do Interior Três, que comanda o policiamento de 93 municípios e 39 distritos de nossa região. Um dos destaques da mostra é o Jeep Willys Overland de 1954, que foi utilizado pela Instituição quando ainda era denominada “Força Pública”. Também estará em exposição uma motocicleta Harley Davidson, utilizada na escolta de autoridades pelos batedores do 2º Batalhão de Choque, que já realizaram a escolta do Papa João Paulo II, George Bush, Bill Clinton, Fidel Castro, Jacques Chirac, além dos presidentes do Brasil e governadores de São Paulo nas últimas cinco décadas.

Quando? Até 22 de abril ENCERRADA
Onde? RibeirãoShopping, setor Imigrantes – Praça de Eventos A (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 20h
Informações: (16) 3902-1000

12. Rota do Queijo: Serra da Canastra

Sabor e qualidade são alguns dos elementos que explicam o sucesso do queijo artesanal produzido na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Para contar um pouco dessa mineiridade, a mostra "Rota do Queijo: Serra da Canastra" reúne 69 imagens feitas em 2015 pelo Panorama Coletivo, grupo de fotógrafos de Ribeirão Preto. A exposição ainda exibe um painel interativo, um espaço destinado a atualidades e curiosidades e vídeos de produtores que mostram o processo de fabricação do queijo e paisagens típicas da região. Os consumidores interessados também poderão participar de algumas experiências sensoriais, como degustação de queijos, café à moda antiga (coado na hora), e harmonizações com cervejas artesanais.

 Quando? Aberta no dia 13 de abril, sem previsão de encerramento
Onde? RibeirãoShopping, setor Terra Vermelha (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 20h
Informações: (16) 3902-1000

13. Pretatitude – Insurgências, emergências e afirmações na arte contemporânea afro-brasileira

A mostra contempla a recente produção de um elenco de 11 artistas abrangendo várias áreas do fazer artístico, tais como: fotografia, desenho, pintura, gravura, escultura, objeto, novela gráfica e performance e traça á partir dai um pequeno mas denso panorama da diversidade e competência dos artistas afro brasileiros. Curadoria de Claudinei Roberto.

Quando? Até 6 de maio
Onde? Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriça, 50 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 18h
Informações: (16) 3977-4477

14. Luz e Foco

A Escola Bauhaus realiza a exposição fotográfica "Luz e Foco", com trabalhos feitos pelos alunos do Curso de Fotografia I, ministrado pelo professor e fotógrafo Claudio Frateschi. Como trabalho de conclusão, os alunos do grupo expõe as suas melhores fotografias captadas nesse período.

Quando? Até 24 de abril
Onde? Espaço Cultural Bauhaus (rua Mariana Junqueira, 623 – Centro)
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado, das 8h às 12h
Informações: (16) 3636-9291

15. 8 Elementos

Em abril, a Escola Bauhaus também apresenta a exposição fotográfica "8 Elementos", com trabalhos feitos pelos alunos do Curso de Fotografia I, ministrado pelo professor e fotógrafo Tiago Silva. No curso, os alunos aprenderem sobre os conceitos básicos de fotografia, passando pelos temas noturno, arquitetura, natureza, perfil e foto-jornalismo. Participam da exposição os alunos Maurício Ruiz, Renata Rosa, Carlos Alves, Fran Souza, Emerson Baldo, Ci Sprioli, Silvio Sponchiado e Luigi Campos.


(Foto: Maurício Ruiz)

Quando? Até 1º de maio
Onde? Pão de Açúcar, Espaço Café (Av. Independência, 1.765 – Alto da Boa Vista)
Visitação: todos os dias, das 7h às 00h
Informações: (16) 3636-9291

16. Arte Pop – Heróis e Vilões

Outra exposição que Escola Bauhaus organiza em abril é a "Arte Pop – Heróis e Vilões". A mostra apresenta o trabalho do artista plástico e professor Andrei Frateschi. Com curadoria de Mirian Ruth, a exposição é composta por trabalhos realizados de 2010 a 2018, com reproduções em desenho de imagens fotográficas de heróis e vilões do cinema, inspirados nas HQs, utilizando técnicas de carvão e giz pastel oleoso sobre objetos alternativos como placas de fibras de madeira de eucalipto reutilizáveis.

Quando? 26 de abril a 14 de maio
Onde? Espaço Cultural Bauhaus (rua Mariana Junqueira, 623 – Centro)
Visitação: segunda a sexta, das 8h às 21h; sábado, das 8h às 12h
Informações: (16) 3636-9291

17, 18 e 19. Centro de Arte Contemporânea W

O CAC W (Centro de Arte Contemporânea W) está com três exposições abertas desde o final de março. A mostra "Interiores – Ocupação de artistas nascidos e/ou residentes no interior de São Paulo" traz obras selecionadas de 20 artistas e com diferentes técnicas. Além dessa, o espaço ainda recebe as mostras individuais "Dialética binária", de Diego de los Campos, e "Vestígios", da artista Weimar.

Quando? Até 26 de maio
Onde? CAC W (rua Nélio Guimarães, 1300 – Alto da Boa Vista)
Visitação: quinta e sexta, das 14h às 18h; sábado, das 10h às 14h
Informações: (16) 3623-2466

20. Multidimensionalidades do ser

A exposição "Multidimensionalidades do ser: o nascimento de um artista" contará com obras antigas e recentes do artista Bruno Shanti, da Pachamama Artes. O intuito foi fazer uma linha do tempo, desde o primeiro quadro, ainda na escola, passando por quadros feitos sem cursos livres de pintura, quadros feitos depois das poucas aulas de pinturas que teve e, por fim, chegar os feitos livremente, atualmente, quando Bruno se reconhece e firma como artista.

Quando? 26 de abril a 15 de maio
Onde? Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322 – Centro)
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 12h.
Informações: (16) 3636-9187

21. Ribeirão Preto e a Primeira Guerra Mundial

A exposição "Ribeirão Preto e a Primeira Guerra Mundial" tem como foco resgatar a memória de Ribeirão Preto, do Brasil e do mundo, de 1914 até 1919. Uma época da história que é pouco conhecida da maioria dos brasileiros. A mostra tem curadoria de Max Wagner, Paulo Aluno e Tania Zem, e traz 120 painéis com textos e fotos sobre a participação de Ribeirão na Primeira Guerra Mundial, e ainda conta com uma série de palestras e filmes.

Quando? Até 20 de abril ENCERRADA
Onde? Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322 – Centro)
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 12h.
Informações: (16) 99993-9051

22. As Quatro Estações

“As Quatro Estações”, do artista visual Luca Zanella, é uma coleção de performances e pinturas corporais fotografadas que expressam visualmente o sentido de letras de músicas contemporâneas regendo as fases dos relacionamentos amorosos que se dividem nas estações da natureza. O gênero é manipulado e anulado uma vez que as criações tornam-se fantásticas e te convidam para uma pausa na "realidade" e a contemplação do ser íntimo e verdadeiro sem as amarras sociais.

Quando? 19 de abril a 1º de agosto
Onde? ECEU – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da USP (Av. Nove de Julho, 980)
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 16h
Informações: (16) 3602-0695.

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Exposição Castelo Rá-Tim-Bum chega a Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
Exposição sobre o universo das cervejas chega nesta semana à Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

12 exposições para visitar em junho em Ribeirão Preto

06.06.2018 - 18:34

Confira a nossa lista de mostras abertas à visitação na cidade neste mês!

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum estreia no dia 28 de junho em Ribeirão Preto

04.06.2018 - 11:45

Shopping Iguatemi Ribeirão Preto começará venda de ingressos nos próximos dias

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum chega a Ribeirão Preto

25.05.2018 - 09:26

Mostra recria cenários da famosa série de TV brasileira e será aberta em junho

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Agenda Cultural
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2018. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo