Para o topo

15 exposições para visitar em setembro em Ribeirão Preto

15 exposições para visitar em setembro em Ribeirão Preto
, em 26/08/2014, às 12:14 (atualizado em 16/09/2014, às 10:11)
Museu de Arte de Ribeirão Preto recebe diversas atividades em setembro (Foto: Analídia Ferri/Varal Diverso)

Todos os meses, selecionamos um roteiro de exposições que acontecem em Ribeirão Preto. Confira os destaques do mês de setembro. Todas as mostras são gratuitas. O Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto), receberá mostras, palestras e simpósio com vários artistas locais, veja a programação completa.  

Exposição: "Aprendendo com Anne Frank"

Uma exposição itinerante sobre Anne Frank — adolescente alemã de origem judaica que foi vítima do Holocausto aos 15 anos — está aberta à visitação, no Senac, até o dia 25 de setembro. A mostra é composta por painéis com informações que marcaram a vida de Anne, durante a Segunda Guerra Mundial. Vídeos e documentos históricos também estão à disposição do público, que ainda pode participar de uma aula digital, direcionada a jovens de 14 a 21 anos, que conta a história da menina. Inscrições para aula digital podem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/ribeiraopreto.


(Foto: Gustavo Vaz/Divulgação)

Quando? Até 25 de setembro
Local: Senac Ribeirão Preto (Av. Capitão Salomão, 2.133 – Jd. Mosteiro)
Visitação: segunda a sexta, das 10h30 às 21h; e aos sábados, das 10h30 às 16h
Telefone: (16) 2111-1200

Exposição "Lugares da Memória — Resistência e repressão em São Paulo"

A exposição faz parte do programa “Lugares da Memória”, que tem como objetivo expandir o alcance preservacionista do Memorial da Resistência, em São Paulo, por meio da identificação, inventário e musealização dos lugares da memória da resistência e repressão políticas do Estado de São Paulo. A mostra conta com fotografias, matérias de jornais e documentos produzidos e acumulados pela Delegacia Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP) sobre alguns lugares da cidade de São Paulo que testemunharam manifestações de repressão e de resistência política a partir dos anos 1960, tais como a praça e a Catedral da Sé, a Faculdade de Direito da USP, e o teatro Tuca, entre outros.

Também serão apresentadas informações preliminares sobre alguns lugares da cidade de Ribeirão Preto, tais como a sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o Lar Santana e o Quartel da Força Pública. Além da exposição, também serão realizadas exposições itinerantes, acompanhadas de coletas de testemunhas e de ações educativas e culturais, dentre outras atividades de pesquisa e extroversão.

Quando? Até 18 de outubro
Local: Casa da Cultura (Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro)
Visitação: terça a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 12h às 18h
Telefone: (16) 3636-1206 – ramal 228

Exposição "Relíquias do mundo"

Uma exposição com 50 peças raras, entre elas uma guitarra autografada pelos Beatles, parte de da nave Apollo 11, a missão que levou até a Lua, em julho de 1969 um violão autografado por Elvis Presley, são alguns dos itens que estarão expostos no Shopping Iguatemi, de 2 de agosto a 14 de setembro. A mostra é divida por setores, como música, esporte, cinema, política, história, entre outros.

Quando? Até 28 de setembro
Local: Shopping Iguatemi (Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golf)
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

Exposição "Bassano Vaccarini: além do Moderno"

Em comemoração ao seu centenário, obras pouco conhecidas de Bassano Vaccarini poderão ser vistas em Ribeirão Preto. Poucos sabem, mas, no final de sua vida (entre 1994 e 1996), o artista de Altinópolis produziu diversas obras em formato digital, utilizando-se de um programa de desenhos no computador. A exposição traz 14 obras dessa época de “arte contemporânea” do artista que deixou um verdadeiro legado na região de Ribeirão Preto.

Quando? Até 31 de setembro
Local: RibeirãoShopping – Espaço RSB Cultural (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado das 10h às 22h; e domingos e feriados das 14h às 20h

Exposição "ExperCiência"

Crianças, adolescentes e adultos poderão conhecer e entender como funciona o mundo da ciência, além de interagir com divertidos experimentos que foram importantes para a evolução humana. Ao todo são mais de 15 experimentos que prometem ajudar no aprendizado de várias teorias científicas. Todos os experimentos reúnem um painel explicativo e monitores treinados e uniformizados para orientar os visitantes.

Quando? Até 22 de setembro
Local: Shopping Santa Úrsula (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: segunda a sexta, das 12h às 22h; sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 12h às 20h

Exposição "Afinidades – Raquel Arnaud 40 anos"

Com obras do acervo Figueiredo Ferraz adquiridas na Galeria Raquel Arnaud – que em 2014 completa 40 anos de atividade — a exposição contará com trabalhos dos artistas Carlos Fajardo, Eduardo Sued, Waltercio Caldas, Iole de Freitas e Sergio Camargo, entre outros. A mostra é uma homenagem do Instituto Figueiredo Ferraz à galerista Raquel Arnaud, que estará presente na vernissage junto com os artistas Iole de Freitas, Carlos Fajardo, Elizabeth Jobim, Cassio Michalany e Georgia Kyriakakis.

Quando? Até 25 de outubro
Vernissage: 20/09, das 16h às 19h
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Luíz Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h

Momento Contemporâneo

O curador Paulo Venâncio Filho reúne mais de 100 obras contemporâneas de artistas nacionais e internacionais. Entre eles estão Amilcar de Castro, Carlos Farjado, Tatiana Trouvé, Franccesca Woodman e Leda Catunda.

Quando? Até 20 de dezembro
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Luíz Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 18h

Poéticas visuais: [coletiva]

Marcia Emília, Cristiane Attuy e Rosana Dieguez. Três artistas visuais que celebram, nesta mostra, o humano à contemporaneidade. Elegem um olhar misto com suas imagens híbridas mescladas, captadas sob o olhar do cotidiano.

Quando? Até 22 de setembro
Local: Galeria de Arte Toia Fonseca (rua Garibaldi, 521 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 13h às 18h, e aos sábados, das 11h às 16h
Telefones: (16) 3235-7521 / 3610-1894

Tirando de Letra: Eva Furnari “Otrapalhaçãa”

A mostra apresenta a obra de Eva Furnari, utilizando recursos cenográficos, tecnológicos e lúdicos. A exposição coloca os visitantes em contato com temas relacionados à escritora e ilustradora ítalo-brasileira que usa o bom humor para construir paródias, trocadilhos, reinos encantados malucos, realismo, entre outras peculiaridades típicas das histórias de Eva.


Foto: Paulo Gallo/Varal Diverso

Quando? Até 21 de setembro
Local: Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriçá, 50 – Centro)
Visitação: terça a sexta, das 13h30 às 21h30; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Exposição "Fotografias Estúdio"

Até o dia 24 de outubro, a Seção de Atividades Culturais da USP Ribeirão Preto recebe a exposição “Fotografias Estúdio”. A mostra traz 80 imagens produzidas pelos alunos da Oficina de Fotografia Estúdio, no primeiro semestre desse ano.

Quando? Até 24 de outubro
Local: Campus da USP Ribeirão Preto – Seção de Atividades Culturais (rua Pedreira de Freitas, casa 4)
Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Telefone: (16) 3602-3530

Exposição "Plano, linha, ponto e nós", por Júlio Villani

A mostra é composta por obras da série “Varal de emoções”, feita com lençóis bordados por pacientes do Hospital Psiquiátrico de Marília, entre 1988 e 1989. Tecido e linha são a matéria prima de Villani par transpor momentos íntimos, sonhos e pesadelos, medos, dor, prazer, em arte.

Quando? Até 6 de setembro (ENCERRADA)
Local: Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Luíz Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: terça a sábado, das 14h às 19h

Exposição "Abismos Contemplativos da Memória", por Heloisa Junqueira

Momentos roubados, capturados por meio de fotografias e colocados em um acervo pessoal de cinco anos. Imagens de pessoas estranhas, que refletem também a própria estranheza do ser. Tudo isso em camadas, adaptadas e transformadas em fotogravuras da artista contemporânea Heloisa Junqueira.

Quando? Até 6 de setembro (ENCERRADA)
Local: Adearte Galeria & Store (rua João Penteado, 920 – Jardim Sumaré)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 13h
Telefone: (16) 3514-8123 / 3514-8124

Expedição "Brasil Selvagem", de Cristian Dimitrius

A exposição reúne uma série de registros fotográficos e vídeos realizados pelo documentarista Cristian Dimitrius, e cujas instalações temáticas prometem levar o público a conhecer os diferentes biomas naturais do Brasil e reviver as experiências do cinegrafista da vida natural. Além do acervo de imagens, a exposição também traz algumas réplicas de animais, como flamingos e onça-pintada, e uma brincadeira de arvorismo que será oferecida numa estrutura construída a 6 metros do piso do shopping, voltada a crianças a partir de 4 anos e jovens e adultos com até 70 quilos.

Quando? Até 14 de setembro (ENCERRADA)
Local: RibeirãoShopping (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado das 10h às 22h; e domingos e feriados das 12h às 20h

Exposição "A primazia da linha"

O artista plástico Toninho Gonçalves expõe 15 obras produzidas entre 2011 e 2014 que focam as figuras humanas e animais. A mostra tem a linha como o elemento balizador, delimitando os planos de cores para as figuras e os fundos.

Em alguns casos, as linhas truncadas e abertas fazem com que as cores do fundo e figuras se misturem, criando um diálogo constante entre os espaços. Outra característica das obras expostas é o tratamento estilizado do desenho dando prevalência ao aspecto essencial dos elementos.

Quando? Até 14 de setembro (ENCERRADA)
Local: Shopping Santa Úrsula, no Piso 2 (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: todos os dias, das 10h às 22h

Exposições "Almost readymades" e "Ascensão"

Júlio Villani coloca suas emoções em objetos que ganham outras funções e formas, tornando versões imaginárias do artista. O olhar que deita Villani sobre os objetos resgatados nos mercados de pulga parisienses é desse tipo: premendo os olhos, ele vê na concha uma garça, a bigorna é tatu. Os bichos se impõem à visão do artista sem terem sido suscitados por um exercício de memória consciente. Se ele adiciona aqui um rabo, umas asas acolá, é simplesmente para nos dar a ver a sua visão, que se inscreve em seguida no espectador como a revelação de uma realidade nunca percebida — e no entanto presente — no objeto de origem.

Ascensão, de Renata Siqueira Bueno, reúne fotografias feitas com aparelhos analógicos que evidenciam o embate entre dois tempos distintos. Talvez seja esse o tempo da fotografia analógica que possibilite à imagem uma força que faz da queda algo da ordem muito mais do poder, que da falência. Os lugares definidos para as tomadas fotográficas são sempre aqueles onde o indivíduo nunca pode se encontrar em solidão: ou por haver uma aglomeração de pessoas ou pela existência de uma arquitetura construída para abrigar esse corpo coletivo ou, em último caso, pela impossibilidade de não haver a subtração dos rastros humanos na cena.

Quando? Até 9 de setembro (ENCERRADA)
Local: Galeria Marcelo Guarnieri (rua Nélio Guimarães, 1290 – Alto da Boa Vista)
Visitação: segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 10h às 14h
Telefone: (16) 3632-4060

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
15 exposições para visitar em outubro em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
Veja 15 mostras gratuitas para visitar em agosto

Você poderá gostar também!

 

14 exposições para visitar em julho em Ribeirão Preto

01.07.2015 - 11:07

Confira nossa seleção de mostras abertas para visitação na cidade. Todas elas são gratuitas e você confere todos os detalhes em nosso guia.

Guia de exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto

01.04.2015 - 18:50

Uma seleção de mostras abertas para visitação em Ribeirão Preto, durante o mês de abril. Todas elas são gratuitas e você confere todos os detalhes em nosso guia!

“Capela da Nonna” de Portinari ganha réplica em São Paulo

10.10.2014 - 16:11

Pela primeira vez, uma exposição sai de Brodowski para encontrar o público na capital paulista. O Varal Diverso esteve lá e te mostra como é a capela que o artista construiu para sua avó, na década de 1940

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo