Para o topo

página inicial » exposições »

15 exposições para visitar em julho em Ribeirão

publicado em: 24/06/2016 - 17:41
atualizado em: 29/06/2016 - 10:59

15 exposições para visitar em julho em Ribeirão
Foto: Instituto Figueiredo Ferraz / Divulgação

Por Paulo Gallo
Fotos: Divulgação

O Varal Diverso preparou uma seleção de mostras abertas à visitação em Ribeirão Preto. No mês de julho, vários artistas e fotógrafos expõem suas obras em galerias, espaços culturais e shoppings da cidade. Todas as exposições são gratuitas, confira a lista com os detalhes abaixo e fique atento às datas!

1. "Sul x North"

Exposição individual de Felipe Cama (São Paulo). O projeto "Sul x North" apresenta um conjunto de trabalhos em que o artista se apropriou das pinturas de Marianne North, artista inglesa que viveu e pintou paisagens do Rio de Janeiro no século XIX, e de fotos destas mesmas paisagens que os turistas postam nas redes sociais. A montagem, com a reprodução digital das imagens apropriadas, faz referência à montagem que a própria Marianne fez na galeria que ela construiu para seus trabalhos em Londres. A mostra faz parte da programação do 41° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo.

Quando? Até 9 de julho
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

2. Premiados SARP 2015

Exposições individuais simultâneas dos artistas David Magila, Ricardo Alves e Yuli Yamagata, todos de São Paulo. 41° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo.

Quando? Até 9 de julho
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

3. Projeto "Medicina e arte: encontros com a história"

Obras de Adriana Amaral, Diana Proença Módena, Isisson de Oliveira e Ubirajara Júnior. Curadoria de Anette Hoffmann e Nilton Campos. Os quatro artistas ribeirão-pretanos foram convidados para desenvolver um projeto que dialogue e referencie alguns itens pertencentes ao acervo do Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que também estarão em exposição em duas salas paralelas a esta mostra (Exposições: "A construção de uma escola médica: da ideia ao ato" e "Medicina e arte: caminhos compartilhados").

Quando? 1º de julho a 2 de setembro
Onde? No ECEU – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da USP (av. Nove de Julho, 980 – Jd. Sumaré).
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Realização: Museu Histórico e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP/USP, em parceria com o Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto)
Informações: (16) 3602-0695
Informações

4. "Amelia Toledo / Mira Schendel"

Exibição de conjunto de monotipias sobre papel arroz, trabalhos executados por Mira ao longo da década de 1960 que representam uma fase de intenso trabalho da artista. A artista se aproxima da arte e do pensamento japonês ao não hierarquizar entre os espaços vazios e os ocupados, e sim os tornar complementares. O mesmo pode ser observado em suas pinturas em papel ou sobre tela, as formas que aparecem nos trabalhos estão dispostas de modo a tornar o plano pictórico um lugar povoado pela cor e pela própria densidade do material elegido. Já Amelia utiliza recursos naturais em diálogo com os processos industriais. Um dos destaques é a obra Bambuí (2001/2015), composta por pedras brutas e polidas e uma bobina de inox que ocupa parte do espaço da galeria. A placa tem uma forma sinuosa e reflexiva que faz com que as pedras que estão espalhadas pelo espaço se multipliquem de forma distorcida.

Quando? Até 30 de junho
Onde? Galeria Marcelo Guarnieri (rua Nélio Guimarães, 1.290 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados das 10h às 14h
Informações: (16) 3632-4046 / 3623-5857

5. Exposições no Palace

De 25 de junho a 23 de julho, a Confederação Brasileira de Fotografia realiza diversas exposições coletivas e individuais da XXIX Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco, além de outras mostras paralelas, em pareceria com o grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto.

Quando? Até 23 de julho
Onde? Centro Cultural Palace (rua Álvares Cabral 322 – Centro)
Visitação: Segunda a sexta das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 12h

6. Mostra de Desenho Livre e Arquitetônico

Até o dia 14 de julho, diversos desenhos de alunos da Bauhaus estarão expostos no Centro Cultural dos Campos Elíseos.

Quando? Até 14 de julho
Onde? Centro Cultural Campos Elíseos (Av. Capitão Salomão, s/nº)
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Informações: (16) 3635-5667

7. "Arte para Todos! Liberação e Consumo"

Curadoria de Mirtes Marins de Oliveira. A exposição foi elaborada (e ampliada em número de artistas e trabalhos) a partir de outra exposição “Contra o estado das coisas”, de 2014, que apresentava de forma panorâmica, e em um conjunto único, as ações de Equipe3, de Arte/Ação, e de cada um de seus membros isoladamente. Essa produção (dos anos 1960 e 1970) está marcada pela eclosão de uma cultura juvenil e questionadora de valores da sociedade que se desenvolve no período da Guerra Fria. Os artistas indagam a tradição da arte e seus sistemas de seleção, legitimação e circulação, promovendo desconstruções e ampliação dos processos criativos que poderiam alcançar e inverter proposições dando autonomia e poder ao espectador. A exposição busca mostrar como essas características constituem uma marca que impacta, com as devidas diferenças contextuais, não só a produção daquele período, mas dos anos 1980 e atuais.

Quando? 5 julho a 13 de agosto
Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h
Vernissage: 2 de julho (sábado), das 16h às 19h
Informações: (16) 3623-2261 ou 3623-2262

8. "O estado da arte"

Curadoria de Maria Alice Milliet. A mostra apresenta cerca de 120 obras da mesma coleção de artistas contemporâneos nacionais. Entre os artistas cujas obras foram selecionadas estão Waltércio Caldas, Iole de Freitas, Marcius Galan, Paulo Pasta, Nuno Ramos, Fábio Miguez, Lia Chaia entre outros.

Quando? Até 17 de dezembro
Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 ou 3623-2262

9. "Do verde ao concreto"

Produzida pelos alunos do Senac Ribeirão Preto, a mostra traz 65 imagens que retratam a natureza e arquitetura da cidade e região. As peças são resultados dos exercícios desenvolvidos durante as aulas do curso de Técnico em Processos Fotográficos, que estimula métodos diferenciados para fotografar.

Quando? Até 20 de julho
Onde? Shopping Santa Úrsula, no Piso Térreo (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: Todos os dias, das 10h às 22h

10. Exposição de motos antigas

Até o dia 7 de julho, o shopping Iguatemi recebe a exposição da sexta edição do Ribeirão Moto Festival. Motos antigas, customizadas e também modelos lançados recentemente no mercado estarão expostos. Entre as marcas das motos presentes na exposição estarão: Honda, Kawasaki, Yamaha e Harley-Davidson, que traz o raro modelo de 1988, a Café Racer, moto customizada que foi desenvolvida para corridas de curto percurso.

Quando? Até 7 de julho
Onde? Iguatemi Ribeirão Preto (av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golf)
Visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h

11. “Coletânea", por Rubens Okamoto

A exposição fotográfica abre as comemorações dos 21 anos de carreira do fotógrafo. Estão expostas 24 imagens que abordam temas gastronômicos, de eventos e decorações de festas, fotos aéreas, e várias capturas de shows de artistas consagrados como Roberto Carlos, Cauby Peixoto e Zezé di Camargo & Luciano, entre outros.

Quando? Até 17 de julho
Onde? Espaço Novo Shopping, corredor de acesso à Portaria 4A (av. Presidente Kennedy, 1.500 – Ribeirânia)
Visitação: Todos os dias, das 10h às 22h
Informações: (16) 3603-2400

12. "O Mundo dos Dinossauros"

Totalmente remodelada, a exposição retorna à cidade com diversas novidades, como um Tiranossauro Rex de 25 metros — o maior dinossauro das Américas —, uma árvore falante e reproduções de fósseis. Outra atração inédita é uma cabeça de três metros de Tiranossauro Rex que sai de dentro de um cenário para impactar os visitantes. Também fazem parte da mostra os temidos Alossauro, Dilofossauro, Braquiossauro, Espegossauro e Triceraptor. Completa a mostra um simulador de cinema que exibe filmes educativos com efeitos que simulam vento, cadeiras que se mexem e jatos de água, além de dois dinossauros de brinquedo, nos quais simulam caminhadas.

Quando? Até 31 de julho
Onde? RibeirãoShopping (Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jd. Califórnia)
Quanto? Gratuito, exceto o simulador de cinema (R$ 10) e souvenirs da exposição
Visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 22h

13. Exposição: "Lola"

Natural de Ribeirão Preto, Lola Cauchick é artista de rua e tatuadora. Suas corujas coloridas estão espalhadas pela cidade e pela região, além de várias cidades brasileiras e também na gringa. A grafiteira apresenta na exposição trabalhos feitos ao longo de sua carreira, personagens que deram cor e vida a muitos muros da cidade, tão carente de arte.

Quando? 26 de junho a 31 de julho
Onde? Sindicato Bar & Co. (Av. Independência, 617 – Vila Seixas)
Visitação: Terça a domingo, a partir das 18h

14. Exposição: “O Desafio das Águas”

A exposição fotográfica conta a história das enchentes e das obras no ribeirão Preto. A mostra reúne cerca de 60 fotos históricas das cheias e das quatro etapas da obra realizada no córrego. As imagens fazem parte do acervo público e do arquivo dos fotógrafos da prefeitura, Carlos Natal e JF Pimenta.


(Foto: JF Pimenta/CCS)

Quando? Até 8 de julho
Onde? Hall de entrada do Palácio Rio Branco (Prefeitura)
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 18h
Informações

15. Museu Itinerante “Se Prepara Brasil”

Desembarca na cidade a exposição "Se Prepara Brasil", um museu itinerante com peças originais e cópias que contam a história dos jogos olímpicos. A mostra fica alocada em duas carretas estão percorrendo várias cidades do País.

Quando? 30 de junho e 1º de julho
Onde? Esplanada do Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral, 370 – Centro)
Visitação: das 10h às 19h
Informações

PRÓXIMO POST »
14 exposições gratuitas para visitar em agosto em Ribeirão
« POST ANTERIOR
Mostra reúne objetos de grandes guerreiros mundiais

Você poderá gostar também!

 

Exposição com réplicas de dinossauros agita shopping

23.04.2014 - 16:36

A mostra é inédita no Brasil e trouxe, diretamente da Argentina, 10 réplicas de fósseis de dinossauros em tamanho natural, encontrados na região da Patagônia, que estão instaladas em vários locais do centro de compras

Ribeirão recebe última mostra do circuito itinerante de fotografia brasileira

21.10.2014 - 16:32

Exposição organizada pelo Itaú Cultural mapeia os últimos 60 anos da produção fotográfica no Brasil e será aberta ao público no Instituto Figueiredo Ferraz

14 exposições para visitar em julho em Ribeirão Preto

01.07.2015 - 11:07

Confira nossa seleção de mostras abertas para visitação na cidade. Todas elas são gratuitas e você confere todos os detalhes em nosso guia.

 

 

Comente aqui:

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso