Para o topo

22 exposições para ver em março em Ribeirão Preto

22 exposições para ver em março em Ribeirão Preto
, em 04/03/2017, às 21:30 (atualizado em 06/04/2017, às 10:50)
"Quem é ela na fila do pão?", exposição fotográfica de Sté Frateschi

O Varal Diverso selecionou as principais mostras abertas à visitação no mês de março em Ribeirão Preto. Confira todos os detalhes no guia abaixo. Todas elas têm entrada gratuita.

1. "En La Calle Con Ellas"

A mostra de autoria da fotográfa Sté Frateschi é composta por mulheres pelas ruas da Bolívia e do Peru, cada uma do seu jeito e com sua história. Vestimentas, línguas, territórios. O que diferencia mulheres? E o que as transformam em unidade? A rua provoca encontros e questionamentos. A rua nos dá a oportunidade de enaltecer aquela que, tão diferente, é tão próxima. É é na rua que estranhamos a mulher e nos identificamos com o ato de ser mulher. Na rua, com elas.


Foto: Sté Frateschi / Divulgação

Quando? Até 31 de março
Onde? Compotta Comida Casual (rua Paschoal Bardaro, 2.266 – Jardim Botânico)
Visitação: Terça a sábado, das 11h às 15h e das 18h30 às 23h; domingo, das 12h às 16h
Informações: (16) 3965-4515 ou 3617-0287

2. "Quem é ela na fila do pão?"

Nicolly, travesti, moradora de rua, negra. A obra, registrada pela fotógrafa Sté Frastechi, retrata o cotidiano de Nicolly pelas ruas da cidade de Ribeirão Preto. O projeto evidencia a falta de olhar e um reflexo do intenso processo de exclusão que cerca a população em estado de rua, a travestilidade e os negros. Essa obra foi selecionada na 27 Mostra de Arte da Juventude promovida pelo Sesc em 2016.

Quando? Até 31 de março
Onde? Compotta Comida Casual (rua Paschoal Bardaro, 2.266 – Jardim Botânico)
Visitação: Terça a sábado, das 11h às 15h e das 18h30 às 23h; domingo, das 12h às 16h
Informações: (16) 3965-4515 ou 3617-0287

3. "Minha viagem à Itália"

Planejar, pesquisar, arrumar a mala e embarcar numa viagem à Itália. Essa é a proposta da exposição “Minha viagem à Itália” que conta com desenhos de monumentos, edifícios históricos e paisagens italianas criados pelo artista plástico ribeirão-pretano Ubirajara Júnior. São cerca de 30 desenhos, produzidos entre 1999 a 2006. O artista relembra sua visita à Itália e com aos materiais estarão documentos e objetos do acervo da Casa da Memória Italiana com o objetivo de instigar novas recordações nos participantes, uma vez que para o artista: “uma viagem lembrada é outra viagem viajada”.


Foto: Yolanda Cipriano / Divulgação

Quando? Até 29 de abril
Onde? Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776 – Centro)
Visitação: Terças e quintas, às 15h; sábados, às 10h
Informações: (16) 3625-0692 ou casadamemoriaitaliana@gmail.com

4, 5, 6 e 7. Instituto Figueiredo Ferraz

Uma das galerias de arte mais incríveis do interior de São Paulo abriu, em fevereiro, quatro exposições que merecem destaque em nosso guia. Se você ainda não conhece o IFF, siga essa dica e vá o quanto antes!

O estado da arte


"Relâmpago", de Leandro Lima (Foto: Divulgação)

No acervo do Instituto Figueiredo Ferraz predomina a arte contemporânea. A coleção iniciada na década de 1980 segue em permanente atualização, incorporando obras adquiridas no Brasil e no exterior. Nela há sempre espaço para o novo. Sem previsão de término.

Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural

A exposição traz obras que exploram e ampliam as maneiras pelas quais vemos e entendemos as imagens em movimento. Parte das iniciativas do Itaú Cultural que visam recuperar, preservar e difundir a memória e a produção artísticas brasileiras, a mostra reúne trabalhos que estão entre o audiovisual e as artes visuais – dos pioneiros até os artistas contemporâneos. A exibição em Ribeirão Preto é fruto de uma parceria entre a instituição paulistana e o Instituto Figueiredo Ferraz.


Foto: Divulgação

São construídos dois eixos: o histórico, que cobre destaques da década de 1970, com obras recuperadas e remasterizadas de artistas como Nelson Leirner, Letícia Parente e Regina Silveira; e o contemporâneo, com Cao Guimarães, Rivane Neuenschwander, Thiago Rocha Pitta e Eder Santos, entre outros. A curadoria é de Roberto Moreira S. Cruz. Até 29 de abril.

Mauro Piva

A mostra apresentada no IFF mostra uma série dessas aquarelas realizadas a partir de estudos de aquarelas, ou seja, reproduções de estudos feitos para uma outra série também aqui exposta: a das “joaninhas”, como Mauro a intitula. As joaninhas aqui retratadas invadiram o pequeno jardim localizado nos fundos de seu ateliê, quando este se mudou para lá e passaram a fazer parte do dia a dia do artista. Até 27 de maio.

Diversidade do nosso tempo

A mostra busca mostrar algo da diversidade e complexidade do universo feminino em nosso tempo sob o ponto de vista de diferentes artistas e crenças. Sem previsão de término.

Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 / 3623-2262 ou contato@iff.art.br

8. Desvendando o universo de Amélie Poulain

A exposição chega à Ribeirão Preto sob a curadoria de Hugo Umberto Carmesim. O universo do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é delicadamente representado por intervenção de 70 artistas, cada um com um olhar único sobre o que os encanta no filme.

Quando? Até 31 de março
Onde? Fnac Ribeirão (Ribeirão Shopping – Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540)
Visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 13h às 20h
Informações: (16) 3238-3000

9. Transeunte

A exposição dá início às comemorações dos 25 anos do Marp – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi e apresenta ao público uma seleção de 36 obras do Acervo Marp, de 25 artistas. O título da mostra, "Transeunte", é uma apropriação do título do vídeo que abre a exposição, realizado pelo artista paulistano Pazé (2002), que teve a intenção de interferir no trajeto maçante das pessoas que circulam por uma metrópole. Através das obras dos artistas, a mostra apresenta questões relacionadas à rotina, à identidade, ao transitório e seus desdobramentos.

As obras selecionadas contemplam as últimas cinco décadas, com destaque para duas fotografias de Francisco Amêndola, datadas de 1971, que retratam o artista ribeirão-pretano Leopoldo Lima (nome da Biblioteca do MARP) e a família em seu ateliê.

Quando? Até 24 de março
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 18h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635 2421 ou 3941 0089

10. Geringonças de Mestre Molina

Mestre Molina é um dos principais expoentes da arte popular da criação de bonecos animados: dar origem a obras que, além de divertir pessoas de todas as idades, refletiam com singeleza o cotidiano nacional. As bancadas de Mestre Molina, que ele mesmo apelidou de geringonças, são mesas cheias de figuras artesanais que se movem com a energia gerada por um motor elétrico, reproduzindo cenas da vida no Brasil.

Quando? Até 2 de abril
Onde? Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriça, 50 – Centro)
Visitação: Terça a sexta, das 13h30 às 21h30; sábado e domingo, das 10h às 18h
Informações: (16) 3977-4477

11. Mulheres Autônomas

A mostra conta com 24 imagens que destacam os pontos fortes das mulheres, a interação, o cotidiano, a força e suas autonomias. “São imagens de mulheres donas de suas vidas, de casa, de seus próprios universos e donas de si mesmas”, explica Deborah Evelyn, fotógrafa profissional e autora das imagens expostas.

Quando? Até 24 de março
Onde? Espaço Novo Shopping – corredor de acesso à Portaria 4ª (av. Presidente Kennedy, 1.500)
Visitação: Todos os dias, das 10h às 22h
Informações: (16) 3603-2400

12. Passiflora S. – Vestes de fragilidade

A série parte da utilização de gavinhas de maracujazeiros para a confecção de uma indumentária e um ensaio fotográfico, ambos executados por Élcio Miazaki. As estruturas citadas, encontradas em determinadas espécies vegetais, são um meio à procura de apoio, evidenciando a insustentabilidade do caule por si só. Centrado no paralelo existente entre as formas de vidas vegetal e humana, o conjunto pode ser lido como uma "botanicamoorfização", com discussões sobre as relações de simbiose.

Realização: Museu Histórico e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP, em parceria com o Marp – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.

Quando? Até 23 de junho
Onde? ECEU – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da USP (Av. Nove de Julho, 980)
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 16h
Informações: (16) 3602 0695.

13. Waltercio Caldas

No dia 17 de março, a Galeria Marcelo Guarneri abre a exposição individual do artista plástico carioca Waltercio Caldas. A mostra reúne desenhos e objetos produzidos, em sua grande maioria, nos últimos cinco anos, e aproxima o público ao interesse do artista pela construção de significados através do olhar e do encontro com o desconhecido.


Sem Título/Untitled, 2016 / howlita (Foto: Jaime Acioli / Divulgação)

Quando? Até 13 de maio
Onde? Galeria Marcelo Guarnieri (rua Nélio Guimarães, 1.290 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 10h às 14h
Informações: (16) 3632-4046 / 3623-5857

14. Abalô

A fotógrafa Alice Aguilera apresenta a exposição "Abalô", com curadoria de Paulo Celso Faria.


Foto: Alice Aguilera / Divulgação

Quando? Abertura: 24 de março, às 20h. Até 24 de abril (EXPOSIÇÃO ADIADA PARA 3 DE MAIO)
Onde? Centro Cultural Luiz Gaetani (rua Amadeu Amaral, 569 – Vila Seixas)
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Informações: (16) 3636-8484

15. "Entre Elas"

Na semana das mulheres, o Sindicato Bar & Co. sedia a exposição fotográfica "Entre Elas", produzida pelas alunas de audiovisual Camila Serato, Ariana Santana e Maria Beatriz Rais. A mostra retrata a vida de mulheres moradoras de ruas e, através das fotografias, as alunas procuraram passar a força e coragem que cada uma carrega consigo. Cada uma com uma história diferente, cada uma com seu motivo de sobreviver na rua todos os dias. A exposição integra o evento Rugido: Voz da Mulher, um festival com discotecagem e apresentações musicais, que acontece no sábado (11/3). A organização é do COAIRP – Coletivo das(os) Artistas Independentes de Ribeirão Preto.

Quando? A partir de 10 de março
Onde? Sindicato Bar & Co. (av. Independência, 617 – Vila Seixas)
Visitação: Sexta a domingo, a partir das 18h

16. Verdes Infinitos Cafezais

Exposição fotográfica itinerante composta por um conjunto de vinte e oito imagens que ilustram o uso das terras pela população rural e o início da urbanização na cidade de Ribeirão Preto no início do século XX.


Obras de construção do Edifício Diederichsen. Localizado no cruzamento das ruas General Osório e Álvares Cabral. O primeiro pavimento está acabado e o segundo pavimento é preparado com o madeiramento. O prédio ao lado, na rua General Osório abriga o Café Pinho. Data: 1934/1935. Autor: Não Identificado (Acervo Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto – APHRP)

Quando? Até 31 de março
Onde? USP Ribeirão Preto – Seção de Alimentação / Restaurante Universário (ruas Hélio Lourenço x Renato Migliorini, s/n – próximo às agências bancárias)
Visitação: Segunda sexta, das 7h às 8h30; das 11h às 13h30; e das 17h15 às 19h15
Informações: (16) 3315-3530

17. Fotografias Estúdio

A mostra reúne imagens desenvolvidas pelos alunos da Oficina de Fotografia Estúdio, coordenada por Carlos de Araújo Arantes, durante as aulas de 2016.

Quando? Até 13 de abril
Onde? USP Ribeirão Preto – Seção de Atividades Culturais (rua Pedreira de Freitas, casa 4)
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: (16) 3315-3530

18. Retrô Ride

A mostra "Retrô Ride" passeia pelas décadas trazendo as bicicletas que fizeram história no país. Ao todo, são 14 magrelas expostas. Além dos modelos antigos, a exposição traça uma linha do tempo da produção nacional e revela a relação do brasileiro, desde a década de 1950 até os dias atuais, com o ciclismo esportivo, o lazer e até para o uso ao trabalho.


Fotos: Locabike / Divulgação

Quando? Até 3 de abril
Onde? Shopping Santa Úrsula, ao lado da Livraria Saraiva – Piso 2 (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: Todos os dias, das 10h às 22h
Informações: (16) 2102-7400

19. 32ª Bienal – Itinerâncias

Entre os dias 16 de março e 14 de maio, Ribeirão Preto recebe o circuito itinerante da 32ª Bienal de São Paulo. Em exposição individual da artista inglesa Heather Phillipson, que ocupa o saguão da FAAP,  estará a obra "True to Size" ("Fiel ao tamanho"), composta por vídeos, áudios e esculturas em escala humana. A instalação apresenta cenas em torno da devastação, clima extremo, sexo virtual, relações entre homens e animais, conflitos de guerra, extinção iminente, sobre vida, dilúvio e consumo.


Foto: Leo Eloy / Estúdio Garagem / Fundação Bienal de São Paulo

Intitulada "Incerteza Viva" (Live Uncertainty), a 32ª Bienal ocorreu entre setembro e dezembro de 2016. A mostra teve como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. Sua proposta foi traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva, assim como ecologias naturais e sistêmicas.

Quando? Até 14 de maio
Onde? FAAP Ribeirão Preto (Av. Independência, 3670 – Jardim Flórida)
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 17h
Informações: (16) 3913-6300

20. Saulo Gomes: o repórter

Com mais de 15 painéis e objetos que retratam a trajetória do jornalista, a exposição tem a curadoria de Adriana Silva. Aos 88 anos, Saulo Gomes é o mais experiente repórter ativo no chamado “jornalismo de campo e investigativo”. Iniciou sua atividade jornalística em janeiro de 1956, quando foi o primeiro colocado em um concurso no qual disputavam cerca de 200 jovens para uma vaga de repórter da Rádio Continental.

Em mais de 60 anos de trabalho, no rádio e na TV, Saulo publicou diversos livros e DVDs sobre suas principais reportagens, acumulando dezenas de prêmios por seu trabalho investigativo. Seu nome consta entre os heróis e pioneiros da história da TV no país, ao lado de Flávio Cavalcante, Murilo Antunes Alves, entre outros ícones. Ele atuou em veículos como Rede Globo, TV Tupi, Rede Record e fez reportagens especiais para diversos programas do SBT e TV Band.

Saulo Gomes sempre conduziu reportagens e documentários que alavancaram grandes índices de audiência televisiva, como o Programa Pinga-Fogo (TV Tupi) com Chico Xavier, que depois de mais de 40 anos ainda faz sucesso.

Quando? A partir de 16 de março
Onde? RibeirãoShopping, setor Terra Vermelha (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jd. Califórnia)
Visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 20h
Informações: (16) 3902-1000

21. Semana da Água

De 20 a 24 de março, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) realizará a Semana da Água, com exposição e apresentações teatrais no Centro Cultural Palace. Durante o período, a população poderá conhecer sobre o aquífero Guarani, como é feita a extração de água e um pouco da história do sistema de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto da cidade. A exposição reunirá ainda cerca de 20 painéis fotográficos contando um pouco da história do Daerp e do abastecimento em Ribeirão.

Quando? Até 24 de março (ENCERRADA)
Onde? Centro Cultural Palace (rua Álvares Cabral, 322 – Centro)
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Informações

22. Mundo Azul – TEAbraço

Entre os dias 27 de março e 2 de abril, o shopping Iguatemi recebe a exposição fotográfica "Mundo Azul", de Lidia Muradás. As imagens são registros de momentos em família de cinco crianças e adolescentesde 4 a 17 anos, com TEA (Transtorno do Espectro Autistas), que ilustram expressões da sensibilidade e liberdade dos participantes. A produção aconteceu no Condomínio Ipê Roxo e o cenário recebeu decoração e acessórios em tons de azul, cor que simboliza o autismo. O resultado são fotografias que representam amor e cumplicidade acompanhadas de informações sobre o universo autista.

A mostra acontece no Boulervard do shopping e integra a programação do 3ª TEAbraço, que ainda conta com palestras gratuitas, debates, sessão de cinema, atendimentos assistidos, cursos de capacitação e Workshop Internacional. Clique aqui e saiba mais sobre a Semana Internacional do Transtorno Espectro Autista – TEAbraço!

Quando? Até 2 de abril
Onde? Shopping Iguatemi Ribeirão Preto (av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900 – Vila do Golf)
Visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriados, das 12h às 20h

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
20 exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
14 exposições gratuitas para visitar em agosto em Ribeirão

Você poderá gostar também!

 

Guia de exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto

01.04.2015 - 18:50

Uma seleção de mostras abertas para visitação em Ribeirão Preto, durante o mês de abril. Todas elas são gratuitas e você confere todos os detalhes em nosso guia!

Exposição “Casas do Brasil: a casa xinguana”

23.04.2014 - 17:35

O Varal Diverso prestigiou esta bela exposição da Casa da Cultura sobre as habitações indígenas. A mostra é formada por 25 painéis fotográficos em preto e branco, e segue exposição até o dia 13 de abril

15 exposições para visitar em setembro em Ribeirão Preto

26.08.2014 - 12:14

Todos os meses, selecionamos um roteiro de exposições que acontecem em Ribeirão Preto. Confira os destaques do mês de setembro. Todas as mostras são gratuitas!

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo