acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » exposições »

14 exposições gratuitas para visitar em agosto em Ribeirão

publicado em: 03/08/2016 - 11:18
atualizado em: 18/08/2016 - 16:04

14 exposições gratuitas para visitar em agosto em Ribeirão
Exposição itinerante "Museu do Futebol Na Área", no MIS (Foto: Thais Orsi/Divulgação)

Por Analídia Ferri e Paulo Gallo
Fotos: Divulgação

O Varal Diverso preparou uma seleção de mostras abertas à visitação em Ribeirão Preto. No mês de agosto, vários artistas e fotógrafos expõem suas obras em galerias, espaços culturais e shoppings da cidade. Todas as exposições são gratuitas, confira a lista com os detalhes abaixo e fique atento às datas!

1. Tirando de Letra: Marina Colasanti – "A Moça Tecelã"

Marina Colasanti usa a metáfora do tecer, do bordar, para mostrar seu percurso literário como um grande bordado dos dilemas existenciais do ser humano, trabalhado por meio de personagens, da linguagem do maravilhoso, da ficção, de ensaios reflexivos e também por meio de ilustrações. O projeto Tirando de Letra irá desenrolar, pelo percurso da exposição, o grande bordado da obra literária de Marina, conduzindo o público às diversas e diferentes alas temáticas. A exposição — que ocupa toda a unidade — conta com ilustrações, textos, poemas, pensamentos, cenários, adereços e brincadeiras do discurso narrativo da autora.


(Foto: Teresa Cipriano/Divulgação)

Quando? Até 16 de outubro
Onde? Sesc Ribeirão Preto (rua Tibiriçá, 50 – Centro)
Visitação: Terça a sexta, das 13h30 às 21h30; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Informações: (16) 3977-4488

2. "Rapunzel"

O Sesc Ribeirão Preto promove neste mês a exposição Rapunzel, com a artista convidada Flávia Bertinato (MG), no Marp. A instalação é constituída por carretéis revestidos com madeira, localizados na parede e em diferentes regiões do espaço expositivo, compreendendo tesouras douradas e tranças, realizadas manualmente, a partir de fibras de sisal (material de origem da cidade de Valente/Bahia). Juntos, os elementos na instalação configuram um expansivo desenho espacial, que incorpora a arquitetura e cunha novas possibilidades de trajetos do público com o local.

Quando? Abertura no dia 5 de agosto, às 20h30. Até 17 de setembro
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

3. Museu do Futebol Na Área

A exposição itinerante "Museu do Futebol Na Área", que traz na bagagem destaques do Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, chega ao MIS (Museu da Imagem e do Som "José da Silva Bueno"), em Ribeirão Preto neste mês. A mostra apresenta a cultura e história do esporte por meio de instalações multimídia e interatividade. Destaque para curiosidades sobre o futebol em Ribeirão Preto e região, seus times amadores e profissionais e torcidas.


(Foto: Thais Orsi / Divulgação)

Quando? Até 27 de agosto
Onde? MIS – Museu da Imagem e do Som / Casa da Cultura (Praça Alto do São Bento, s/n – Jd. Mosteiro)
Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 18h;  sábados, das 12h às 17h.
Telefone: (16) 3636-1206 – ramal 228

4. Salão de Arte de Ribeirão Preto

O Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto) divulgou os artistas selecionados para o 41º SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo. Mais de 30 artistas de todo o país irão expor diversas obras no espaço. A comissão de seleção é formada por Ana Luiza Dias Batista (São Paulo), Bernardo Mosqueira (Rio de Janeiro) e Nilton Campos (Ribeirão Preto).


(Foto: Analídia Ferri / Varal Diverso)

Adriana Affortunati (São Paulo), Amanda Mei (São Paulo), Bete Esteves (Rio de Janeiro), Brisa Noronha (São Paulo), Bruno Faria (São Paulo), Carlos Medina (São Paulo), Célia Aloi (Ribeirão Preto), Clarice Cunha (São Paulo), Daniel Athayde (São Paulo), Daniel Jablonski (Rio de Janeiro), Danillo Villa (Londrina), Deolinda Aguiar (São Paulo), Felipe Polillo (São Paulo), Gustavo Torres (Rio de Janeiro), Jó Aquino (Campos Grande), João Paulo Racy (São Paulo), Keytielle Mendonça (Ribeirão Preto), Leda Braga (Ribeirão Preto), Lucas Costa (Hortolândia), Maíra Dietrich (São Paulo), Mano Penalva (São Paulo), Manoela Medeiros (Rio de Janeiro), Marcelo Pacheco (São Paulo), Rafael Prado (Rio de Janeiro), Rafael Salim (Rio de Janeiro), Renan Marcondes (São Paulo), Rodrigo Arruda (São Paulo), Romain Dumesnil (Rio de Janeiro), Ruana Negri (São Paulo), Thais Guglielme (Santana de Parnaíba), Weimar (Ribeirão Preto) e Wendell Leal (Belo Horizonte). Já os artistas Amanda Mei (São Paulo), Daniel Jablonski (Rio de Janeiro) e Mano Penalva (São Paulo) receberam premiações e ganharão exposições individuais no espaço.

Quando? Abertura no dia 5 de agosto, às 20h30. Até 17 de setembro
Onde? Marp – Museu de Artes de Ribeirão Preto (rua Barão do Amazonas, 323 – Centro)
Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089

5. Fotografia-Pintura e o Espírito de um Tempo. Observatório

Projeto de longa duração da plataforma "Plano A" — plataforma de autogestão criada pelos artistas ribeirão-pretanos Adriana Amaral e Daré — que resultará em exposições coletivas, debates, palestras e publicação das questões abordadas nos meios virtuais da informação (redes sociais, sites e revistas eletrônicas) com o intuito de dar ampla circulação às ideias surgidas durante o processo. Tem como tema principal as práticas vigentes de pintura e fotografia dentro da nova geração de artistas da cena brasileira de arte contemporânea. Possui como objetivo primeiro criar um ambiente que permita o intercâmbio entre seus atores e uma discussão polifônica sobre os significados, antecedentes e as tendências dessa produção artística emergente. "Observatório" é o título da mostra de lançamento desse projeto.

Artistas selecionados Adriana Amaral, Arthur Arnold (São Paulo), Bruno Drolshagen (Rio de Janeiro), Carlos Borsa (São Paulo), Célia Aloi (Ribeirão Preto), Daré (Ribeirão Preto), David Magila (São Paulo), Eny Aliperti (Ribeirão Preto), Felipe Góes (São Paulo), Felippe Sabino (Rio de Janeiro), Flávia Junqueira (São Paulo), Francisco Moreira da Costa (Rio de Janeiro), Geraldo Marcolini (Rio de Janeiro), Helio Martins (Ribeirão Preto), Leka Mendes (São Paulo), Leonora Weissmann (Belo Horizonte), Lúcio Carvalho (São Paulo), Renata Pelegrini (São Paulo), Ricardo Alves (São Paulo) e Rodrigo Martins (Rio de Janeiro). Programação do 41º SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo.

Quando? Abertura no dia 24 de agosto, às 16h. Até 3 de setembro
Onde? Casa Para Alugar (rua Visconde de Abaeté, 820 – Jardim Sumaré)
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 11h às 14h / 17h às 20h; dia 27/8 (sábado), das 10h às 13h e das 14h às 19h; dia 3/9 (sábado), das 10h às 13h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089 / 99188-3395 / 99221-4685

6. Projeto "Medicina e arte: encontros com a história"

Obras de Adriana Amaral, Diana Proença Módena, Isisson de Oliveira e Ubirajara Júnior. Curadoria de Anette Hoffmann e Nilton Campos. Os quatro artistas ribeirão-pretanos foram convidados para desenvolver um projeto que dialogue e referencie alguns itens pertencentes ao acervo do Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que também estarão em exposição em duas salas paralelas a esta mostra (Exposições: "A construção de uma escola médica: da ideia ao ato" e "Medicina e arte: caminhos compartilhados").

Quando? Até 2 de setembro
Onde? No ECEU – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da USP (av. Nove de Julho, 980 – Jd. Sumaré).
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Realização: Museu Histórico e Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FMRP/USP, em parceria com o Marp (Museu de Arte de Ribeirão Preto)
Telefone: (16) 3602-0695
Informações

7. Arte Contemporânea na Casa da Memória Italiana

Os artistas ribeirão-pretanos do Ateliê de Pesquisa em Poéticas Visuais "Latitude 22" apresentarão projetos de intervenção na sede do Instituto Casa da Memória Italiana — residência da década de 1920 que mantém todas as suas características originais, incluindo o mobiliário e objetos. Artistas selecionados: Adriana Amaral, Cassio Soares, Célia Aloi, Celia Soares, Eny Aliperti, Leda Braga, Rejane Tannous, Weimar e Yolanda Cipriano. Mediação de Nilton Campos. Programação do 41º SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo.

Quando? Abertura no dia 25 de agosto, às 17h. Até 28 de outubro
Onde? Casa da Memória Italiana (rua Tibiriçá, 776 – Centro)
Visitação: quarta a sexta-feira, das 14h às 17h ; sábado, das 10h às 12h
Informações: (16) 3635-2421 / 3941-0089 / 3625-0692

8. "Bicho solto"

Famosa pelas suas produções em pintura, a artista Gabriela Machado parte para outra vertente da arte e traz para Ribeirão Preto a instalação "Bicho Solto", composta por cerca de 250 peças de porcelana, que foram produzidas nos últimos três anos. A exposição, que nos últimos meses esteve no MAM/RJ, fica sobre uma grande mesa, de 16 m x 3,5 m, onde estão colocadas as esculturas em porcelana com formas e tamanhos variados, que vão de 3 cm a 80 cm.

Quando? Abertura: 28 de agosto, às 14h. Até 30 de setembro
Onde? Galeria Marcelo Guarnieri (rua Nélio Guimarães, 1.290 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 18h; sábados das 10h às 14h
Informações: (16) 3632-4046 / 3623-5857

9. "Arte para Todos! Liberação e Consumo"

Curadoria de Mirtes Marins de Oliveira. A exposição foi elaborada (e ampliada em número de artistas e trabalhos) a partir de outra exposição “Contra o estado das coisas”, de 2014, que apresentava de forma panorâmica, e em um conjunto único, as ações de Equipe3, de Arte/Ação, e de cada um de seus membros isoladamente. Essa produção (dos anos 1960 e 1970) está marcada pela eclosão de uma cultura juvenil e questionadora de valores da sociedade que se desenvolve no período da Guerra Fria. Os artistas indagam a tradição da arte e seus sistemas de seleção, legitimação e circulação, promovendo desconstruções e ampliação dos processos criativos que poderiam alcançar e inverter proposições dando autonomia e poder ao espectador. A exposição busca mostrar como essas características constituem uma marca que impacta, com as devidas diferenças contextuais, não só a produção daquele período, mas dos anos 1980 e atuais.

Quando? Até 13 de agosto
Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 ou 3623-2262

10. "O estado da arte"

Curadoria de Maria Alice Milliet. A mostra apresenta cerca de 120 obras da mesma coleção de artistas contemporâneos nacionais. Entre os artistas cujas obras foram selecionadas estão Waltércio Caldas, Iole de Freitas, Marcius Galan, Paulo Pasta, Nuno Ramos, Fábio Miguez, Lia Chaia entre outros.

Quando? Até 17 de dezembro
Onde? Instituto Figueiredo Ferraz (rua Maestro Ignácio Stábile, 200 – Alto da Boa Vista)
Visitação: Terça a sábado, das 14h às 18h
Informações: (16) 3623-2261 ou 3623-2262

11. 17ª FotoArq

Entre os dias 2 e 30 de agosto, o Shopping Santa Úrsula recebe a 17ª edição da FotoArq, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo. O evento exibe oito ambientes criados e decorados especialmente para a exposição, além de 12 painéis fotográficos coloridos que retratam diversos ambientes assinados por arquitetos renomados de Ribeirão e região. Organizada por Yvi N. Mishima Magosso, da ETC Produções Culturais, e com fotografias de Wagner Abrahão Junior, a exposição exibe com riqueza de detalhes o estilo de cada profissional participante. Os ambientes foram preparados com base em projetos atuais e apresentam tendências com soluções para a arquitetura e decoração.

Quando? Até 30 de agosto
Onde? Shopping Santa Úrsula, no Piso Térreo (rua São José, 933 – Centro)
Visitação: Todos os dias, das 10h às 22h

12. “Expo Moto Harley”

Seis modelos Harley-Davidson estão expostos junto a fotos, peças e vestuários típicos de motociclista, no Novo Shopping. Os modelos em expostos são: Iron 883, Forty-Eight, Fat Bob, Fat Boy Special, Night Rod Special e Ultra Limited. Haverá ainda peças de vestuários típicos de motociclistas, e um tanque de combustível autografado por Bill Davidson, tataraneto de um dos fundadores da marca, além de várias fotos dessas máquinas em ação.

Quando? Até 14 de agosto
Onde? Espaço Novo Shopping, corredor de acesso à Portaria 4A (av. Presidente Kennedy, 1.500 – Ribeirânia)
Visitação: Todos os dias, das 10h às 22h
Informações: (16) 3603-2400

13. Fotografias Estúdio

A mostra reúne imagens em preto e branco desenvolvidas pelos alunos das turmas da Oficina de Fotografia Básico, coordenada por Carlos Arantes, durante as aulas do 1º semestre de 2016.

Quando? Até 26 de agosto
Onde? Seção de Atividades Culturais (rua Pedreira de Freitas, casa 04 – Campus da USP Ribeirão Preto)
Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 17h
Informações: (16) 3315-3530

14. Legados da Grécia

Os visitantes terão a oportunidade de conferir de perto 150 artefatos gregos, vídeos e fotos, além de réplicas de estátuas famosas em tamanho real dos principais personagens da mitologia grega, como Hércules, Vênus de Milo e Apolo Belvedere. Uma das principais obras presentes na mostra é uma maquete do Partenon, o mais célebre dos templos gregos, com 1,80m de comprimento e reproduzida nas cores originais do monumento.

Quando? Até 18 de setembro
Onde? 8ª Expansão do RibeirãoShopping (av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Jd. Califórnia)
Visitação: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h

PRÓXIMO POST »
22 exposições para ver em março em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
15 exposições para visitar em julho em Ribeirão

Você poderá gostar também!

 

Exposição com réplicas de dinossauros agita shopping

23.04.2014 - 16:36

A mostra é inédita no Brasil e trouxe, diretamente da Argentina, 10 réplicas de fósseis de dinossauros em tamanho natural, encontrados na região da Patagônia, que estão instaladas em vários locais do centro de compras

Exposições para ver em julho

25.06.2014 - 15:23

O Varal Diverso separou um roteiro com as principais exposições para visitar em julho, em Ribeirão Preto. Todas elas são gratuitas!

Guia de exposições para visitar em abril em Ribeirão Preto

01.04.2015 - 18:50

Uma seleção de mostras abertas para visitação em Ribeirão Preto, durante o mês de abril. Todas elas são gratuitas e você confere todos os detalhes em nosso guia!

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso