Para o topo

“Capela da Nonna” de Portinari ganha réplica em São Paulo

Pela primeira vez, uma exposição sai de Brodowski para encontrar o público na capital paulista. O Varal Diverso esteve lá e te mostra como é a capela que o artista construiu para sua avó, na década de 1940
“Capela da Nonna” de Portinari ganha réplica em São Paulo
, em 10/10/2014, às 16:11 (atualizado em 12/01/2015, às 09:21)

Por Francine Micheli
(texto e fotos)

Desde o início de outubro, os paulistanos ganharam a chance de conhecer uma das obras mais emblemáticas de Candido Portinari, natural de Brodowski. A “Capela da Nonna” — construída em frente à casa do pintor — ganhou uma réplica itinerante que ficará exposta até janeiro no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP).

A mostra reproduz em tamanho real a pequena capelinha que Portinari mandou erguer em 1941 para a avó Pellegrina, que já não mais podia sair para ir à igreja fazer suas orações. No seu interior, há pinturas de São Francisco, Santo Antônio, São José, a Sagrada Família e outros ícones do catolicismo, todos com fisionomias de familiares e amigos de Candinho, como o artista era chamado.

Esta é a primeira vez que uma exposição é levada de Brodowski para a capital paulista e, para Angélica Fabbri, curadora da mostra e especialista na obra de Portinari, isso pode trazer mais turistas para a cidade de Portinari. “Além de divulgarmos este acervo maravilhoso, estamos convidando cada vez mais pessoas a conhecerem Brodowski e sua importância no circuito das artes brasileiras”.

A parceria com o Museu de Arte Sacra tem rendido bons frutos. Escolas podem agendar visitas e aos sábados a entrada é gratuita. “A mostra dialoga com a nossa exposição temporária de Brecheret que mantemos aqui. Propomos um roteiro modernista e a aceitação está sendo maravilhosa”, explicou Vanessa Costa Ribeiro, coordenadora educativa do Museu.

Acessibilidade

A “Capela da Nonna” também poderá ser visitada por deficientes visuais e auditivos. Um livro explicativo em braile (incluindo as figuras desenhadas por Portinari), e também um roteiro audível estão disponibilizados na entrada da exposição.


A curadora da exposição Angélica Fabbri com o catálogo acessível a deficientes visuais

Museu de Arte Sacra

Criado em 1970, ele é uma das mais importantes instituições do gênero no país. Desde então, passou a ocupar a ala esquerda do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, em São Paulo, e tem um acervo de mais de 14 mil peças. O prédio é um ícone da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do estado de São Paulo (Condephaat), em 1979.

Museu Casa de Portinari

Inaugurado em 14 de março de 1970, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari foi instituído na casa em que morou Candido Portinari durante sua infância e juventude, e para onde o pintor retornava regularmente para buscar inspiração. Entre os ambientes que mais se destacam, estão o ateliê, com os objetos de trabalho do artista, e a Capela da Nonna.

Em maio deste ano, o museu foi reaberto depois de um minucioso restauro que durou dois anos, ocasião em que foi descoberto um afresco inédito, escondido sob camadas de tinta de parede.

SERVIÇO

Mostra Itinerante da Capela da Nonna

Quando? Até janeiro de 2015
Onde? Museu de Arte Sacra de São Paulo (av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17; sábados e domingos, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 3 (meia) / R$ 6. Entrada gratuita aos sábados
Telefone: (11) 3326-3336

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Pelicano ganha exposição em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
15 exposições para visitar em outubro em Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

Exposição ExperCiência está em cartaz em Ribeirão Preto

15.08.2018 - 15:56

Mostra gratuita reúne 30 experimentos interativos no RibeirãoShopping

Veículos da Segunda Guerra Mundial serão expostos em Ribeirão

13.08.2018 - 15:50

Exposição reunirá mais de 350 veículos antigos e especiais fabricados entre 1910 e 1988

Exposição reunirá mais de 350 carros antigos em Ribeirão Preto

02.08.2018 - 10:06

Modelos clássicos e especiais estarão expostos de 24 a 26 de agosto

Palacete 1922 recebe exposição com 14 artistas

02.08.2018 - 09:50

Mostra gratuita faz parte da programação do 43º Sarp – Salão de Arte de Ribeirão Preto

Mostra inédita de Romero Britto chega a Ribeirão Preto

01.08.2018 - 09:29

Exposição gratuita reúne mais de 150 itens e telas originais do artista

Exposição "Castelo Rá-Tim-Bum" é prorrogada até setembro

01.08.2018 - 09:16

Mostra já recebeu mais de 50 mil pessoas em Ribeirão Preto

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2018. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo