Para o topo

1º Encontro Navegante de Maracatu terá vivência, palestra e cortejo

1º Encontro Navegante de Maracatu terá vivência, palestra e cortejo
, em 30/04/2015, às 17:19 (atualizado em 04/05/2015, às 14:20)

Por Analídia Ferri
Fotos: Divulgação

A cultura do maracatu vai ganhar espaço em Ribeirão Preto nos próximos dias, com a realização do 1º Encontro Navegante de Maracatu "Elizabeth, a calunga". De 15 a 17 de maio, várias atividades como palestras, vivências, cortejo, e também a participação de integrantes do Nação Porto Rico — um dos mais tradicionais grupos de Maracatu, fundado em 1916, em Recife (PE) — vão integrar a programação do evento.

A participação é aberta para grupos e interessados, mediante à inscrição, cujo valor varia conforme o número de pessoas e de acordo com a necessidade de hospedagem. De acordo com Vinicius Barros, fundador do grupo Maracatu Navegante, de Ribeirão Preto, o objetivo é difundir a cultura do maracatu e integrar os grupos. “A ideia é amadurecer e unir o nosso grupo, proporcionar intercâmbio com grupos de outras cidades, possibilitar um primeiro contato com a cultura a quem tenha interesse e difundir a Nação do Maracatu Porto Rico dentro de suas tradições", comenta.

Barros foi responsável por fundar o grupo em Ribeirão Preto, em 2013, junto com Luis Henrique Furlan, depois de viajar para Recife, vivenciar a cultura de lá e pesquisar sobre a Nação do Maracatu Porto Rico. “Decidimos fundar o Maracatu Navegante para botar em prática aquilo que desejávamos: um maracatu que estivesse vinculado à religiosidade de matriz africana, que tivesse Orixá e que pudesse ir além da percussão”, explica.

Para realizar o primeiro encontro, o organizador conseguiu firmar parcerias com a Estação Luz, o Centro Cultural Quintino II e o Centro Cultural Orùnmilá, que cederam seus espaços para as atividades. “Por ser o primeiro ano, não conseguimos nenhum apoio financeiro. Vamos realizar o encontro contando apenas com o nosso caixa e com os valores de inscrições. Todo o trabalho de logística para essa realização será feito de forma colaborativa pelos próprios integrantes do Maracatu Navegante. Esperamos que no segundo encontro o projeto emplaque”, revela.

Nação Maracatu Porto Rico

Um dos grupos mais tradicionais de maracatu, fundado há quase 100 anos em Recife, o Nação Porto Rico, terá representantes no evento. “São pessoas que nasceram em meio à tradição e vem para nos ensinar um pouco desse conhecimento. Acredito que isso legitima e muito a nossa ação, pois é sempre bom lembrar que não inventamos nada por aqui. O Maracatu Navegante, bem como todos os outros grupos de Maracatu fora de Pernambuco, devem tudo aos mestres e às Nações de lá. O 1º Encontro Navegante de Maracatu será mais uma possibilidade de viver esse aprendizado”, finaliza.

Confira a programação:

15 de maio (sexta-feira)

  • 20h às 21h – Credenciamento na Estação Luz (Alojamento)
  • 21h às 22h – Roda de conversa: "O maracatu no interior paulista"

16 de maio (sábado)

  • 9h – Café da manhã no Centro Cultural Quintino II
  • 10h – Palestra: "Damas do paço da Nação Porto Rico e a calunga Elizabeth", com Tenily e Leleu
  • 12h – Almoço coletivo no local
  • 14h – Vivência/Oficina: "Dança e Batuque", com Tenily, Leleu, Água e Ryan (Nação Porto Rico)
  • 18h – Retorno à Estação Luz
  • 20h – Jantar coletivo
  • 22h – Noite Cultural na Estação Luz, com Batmacumba Samba Reggae e Circo Cirkombi

17 de maio (domingo)

  • 8h – Café da manhã na Estação Luz
  • 10h – Cortejo de Maracatu na comunidade
  • 13h – Almoço musical no Centro Cultural Orùnmilá
  • 15h – Encerramento do 1º Encontro

Para mais informações sobre o evento e sobre os pacotes disponíveis, acesse a página oficial do evento. As vagas são limitadas.

Endereços

Centro Cultural Quintino II
Rua Ernesto Petersen, 36 (Quintino Facci II)

Centro Cultural Orùnmilá
Rua Rafael Defina, 43 (Parque Tanquinho)

Estação Luz
Rua Amazonas, 253 (Campos Elíseos)

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Maio conta com programação especial para as mães em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
Feira Nacional do Livro anuncia atrações e mudança de locais

Você poderá gostar também!

 

5 a Seco, Farufyno e Chavala Talhada se apresentam no FAM

05.11.2014 - 22:19

A organização do Festival de Música da Alta Mogiana divulgou as atrações que irão encerrar as competições musicais. Festival acontece de 27 a 29 de novembro, nos Estúdios Kaiser de Cinema e os ingressos já estão à venda

Zine A Falecida comemora 25 anos com show de rock e relançamento da primeira edição

12.07.2016 - 17:44

Evento será realizado no dia 6 de agosto, às 20h, no Teatro Santarosa, em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto ganha espaço em homenagem à França

03.06.2014 - 23:30

A França já está em Ribeirão Preto e você já pode conhecê-la. Uma Torre Eiffel, um Arco do Triunfo e um Museu do Louvre em homenagem à "cidade luz"

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo