acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » espetáculos »

Revirarua leva atividades culturais gratuitas para o centro da cidade

publicado em: 03/08/2016 - 12:10
atualizado em: 03/08/2016 - 19:13

Revirarua leva atividades culturais gratuitas para o centro da cidade

Da redação
Fotos: Divulgação

Ocupar o espaço urbano e público para celebrar as diversas linguagens da arte. Este é o intuito do Revirarua, que está na segunda edição e é promovido pelo Grupo Engasga Gato, por meio do projeto Telhado Cultural. Nesta sexta e sábado, 5 e 6 de agosto, acontecem variadas atividades gratuitas na sede do Engasga Gato, no Calçadão central e nas praças XV de Novembro e Carlos Gomes.

O espetáculo “Ofélia Hamlet Rock Machine”, da Cia Teatro de Riscos, abre as atividades na sexta-feira, às 20h. A peça será apresentada na sede do Grupo Engasga Gato, no último andar do Edifício Diederichsen. A adaptação do dramaturgo alemão Heiner Muller, é uma desconstrução da peça shakespereana. O texto nos apresenta um protagonista agoniado não tanto pelo assassinado de seu pai, mas pela urgência de revolução que vem das ruas. A Ofélia de Muller também confronta sua imagem clássica, ao invés de fragilizada, vemos uma figura feminista, que escancara ao mundo a sua revolta, seu estupro e assédio.

Já no sábado, o Projeto Toque da Lata abre as atividades às 9h30 e circula pelo Calçadão Central com o show “Batendo na lata, sambando no pé, driblando do caos com a fé”. Além disso, o centro receberá contação de histórias com as atrizes Fernanda Soto e Poliana Savegnago e a oficina “Construção de brinquedos com elementos reutilizáveis” com o Grupo Engasga Gato. Para encerrar o dia, o De Lucca Circus apresenta, às 11h30, “O Espetaculável Mundo de De Lucca”, que irá transportar o público para um mundo repleto de mágica, equilibrismo, música e malabarismo.

“O Ravirarua ajuda a tornar a arte, em todas as suas linguagens e formas de expressão, mais próxima do público em um espaço que, muitas vezes, é hostil como o meio urbano. Ocupar a rua e ‘rivirá-la’, despertando a curiosidade nas pessoas e a atenção para o espaço público, é também um caminho para a democratização cultural”, comenta Monalisa Machado, do Grupo Engasga Gato.

Sobre o Grupo Engasga Gato

O Grupo Engasga Gato, por essência, busca a pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator. O Grupo foi formado em 2007 e hoje conta com seis membros que desenvolvem processos artísticos de diferentes segmentos das artes.

Mais informações na página do Facebook do grupo ou pelo telefone (16) 3234-4860. O Telhado Cultural, sede do Grupo Engasga Gato, fica no 6º andar do Edifício Diederichsen (rua Álvares Cabral, 469 – Centro).

Confira a programação completa:

• 5 de junho (sexta)

Espetáculo: “Ofélia Hamlet Rock Machine” com a Cia. Teatro de Riscos

  • 20h, no Telhado Cultural Engasga Gato, gratuito (retirar ingresso 30 min. antes)
    Classificação: 18 anos

Dentro de um Bunker de metal, oito atores trazem para cena a desconstrução da obra shakespereana proposta pelo dramaturgo alemão Heiner Muller. O drama não interessa mais, o texto se perdeu. Hamlet, príncipe da Dinamarca, é também comida para vermes, o assassinato do seu pai torna-se pequeno diante da urgência de revolução que vem das ruas. Ofélia surge como a mulher feminista do século XXI, que escancara pelas portas do mundo o seu estupro, assédio, homicídio e revolta.

• 6 de agosto (sábado)

Cortejo com o Grupo Toque da Lata

  • 9h30, no Calçadão (rua Álvares Cabral x General Osório)
    Atividade livre e gratuita

Comemorando 20 anos de existência, o Projeto Toque da Lata circula com o show “Batendo na lata, sambando no pé, driblando do caos com a fé”. As canções que compõem esse repertório falam a mesma linguagem dos jovens que o ajudaram a nascer. Todo o instrumental do grupo é artesanal sendo desenvolvido a partir de sucata e materiais naturais, construídos pelos próprios jovens. São panelas, baldes e latas que embalam um show totalmente percussivo, com levadas fortes e envolventes que passam pelo samba, samba rock, maracatu, ijexá, funk, entre outros.

Contação de Histórias: "Couro de Piolho", com Fernanda Soto e Poliana Savegnago

  • 10h30, no coreto da praça Carlos Gomes (rua Álvares Cabral)
    Atividade livre e gratuita

O arauto anuncia a novidade do reino: Quem adivinhar de que couro é forrada a cadeira real ganhará a mão da princesa em casamento. Mas a princesa não podia imaginar que o adivinhão seria o amalucado João, e muito menos que este seria o moço, que com muita sorte e persistência, conquistaria seu amor. Entrou pela porta do baú e saiu pelo bolso do calção, mandou El-Rei Meu Senhor, que começasse a contação!

Oficina: “Construção de brinquedos com elementos reutilizáveis”, com o Grupo Engasga Gato

  • 11h, no Calçadão (rua Álvares Cabral x General Osório)
    Atividade livre e gratuita

A oficina propõe a construção de brinquedos tradicionais com materiais reutilizáveis como folhas de jornal, palito de churrasco, garrafas plásticas, entre outros. Será realizada no turbilhão do calçadão central e será destinada a todos que desejem reencontrar-se com o território da infância.

Espetáculo: “O Espetaculável Mundo de De Lucca”, com De Lucca Circus

  • 11h30, no Calçadão (rua Álvares Cabral x General Osório)
    Atividade livre e gratuita

De Lucca apresenta seu “espetáculavel” mundo de mágica, equilibrismo, música e malabarismo. Trazendo desde o charlatanismo e o sarcasmo até as habilidades e virtuose em números de tirar o fôlego. O espetáculo tem a característica de um circo tradicional e mantém uma energia frenética do começo ao fim do trabalho, onde o humor e relação com a plateia estão presentes o tempo todo.

PRÓXIMO POST »
Maurício Meirelles, Murilo Couto e outros humoristas se apresentam em Ribeirão
« POST ANTERIOR
Musical Alice no País das Maravilhas será apresentado em Ribeirão

Você poderá gostar também!

 

Cia. Barbixas apresenta espetáculo "Improvável" no Theatro Pedro II

24.04.2016 - 09:33

Artistas se juntam à plateia para show de improviso em duas datas

Espetáculos trazem humoristas famosos para Ribeirão Preto

24.02.2016 - 11:17

Carioca, Sergio Mallandro e Gui Santana são alguns dos comediantes que se apresentam na cidade. Saiba mais!

Cia. Minaz apresenta Carmina Burana no Pedro II

10.07.2015 - 16:27

Espetáculo terá duas apresentações com corais, atores circenses e bailarinos. Ingressos já estão à venda.

 

 

Comente aqui:

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso