Para o topo

Black Mirror é tema de bate-papo no Sesc Ribeirão Preto

Black Mirror é tema de bate-papo no Sesc Ribeirão Preto
Por Analídia Ferri, em 02/05/2017, às 10:45 (atualizado em 01/08/2017, às 01:27)
Foto: Divulgação

A série Black Mirror será tema de uma bate-papo com o professor Marco Antonio Almeida, no dia 21 de maio, às 16h, no Sesc Ribeirão Preto. O evento é gratuito e, para participar, é preciso retirar a senha com meia hora de antecedência, na bilheteria da unidade.

Com o tema “Black Mirror: o impacto das tecnologias e relações sociais na sociedade da informação”, o encontro vai abordar como as redes sociais influenciam nosso comportamento e nossa visão de mundo. Os celulares nos conectam uns aos outros ou nos isolam? A televisão e outros meios de comunicação tem o objetivo de nos fazer consumir cada vez mais?

Tomando como inspiração os episódios da série inglesa Black Mirror e outros vídeos, buscaremos refletir acerca dessas questões procurando compreender as formas pelas quais as relações sociais e as estruturas culturais são condicionadas pelas tecnologias de comunicação e informação.

Quem comanda o papo é Marco Antonio Almeida, professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP / USP). O evento acontece no Auditório do Sesc, com capacidade para 200 lugares. Mais informações neste link.

Falando em séries

Um dia antes, no sábado (20/5), às 16h, também no Sesc, será realizado um bate-papo sobre "Séries, Entretenimento e Mundos Ficcionais", com Dario Mesquista.

Nos dias atuais, quando se fala sobre os produtos de entretenimento, não pensamos mais sobre histórias que se restrinjam a único filme, livro ou série televisiva. O que tem explorado exaustivamente nos últimos anos é a criação de mundos ficcionais amplos, explorados dentro da lógica de franquia de mídia. Não falamos apenas em criar produtos derivados e de marketing, mas de expansões narrativas e experiências interativas que cativam fãs, e exploram criativamente mundos, personagens e histórias em diferentes linguagens e contextos.

Com um bate-papo informal, iremos debater um pouco sobre esse panorama e analisar criticamente algumas franquias e seus mundos ficcionais, e como eles são planejados. Dario Mesquita é mestre em Imagem e Som, professor assistente do curso de Imagem e Som, da Universidade Federal de São Carlos, doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi e membro pesquisador do GEMInIS – Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som.

O encontro é gratuito e acontece no Auditório do Sesc. A retirada de ingressos deve ser feita com 1h de antecedência, na bilheteria da unidade. O Sesc fica na rua Tibiriçá, 50 (Centro). Mais informações pelo telefone (16) 3977-4477 ou no site da unidade: www.sescsp.org.br/ribeirao

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Evento fomenta cultura e gastronomia da Espanha em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
USP abrirá inscrições para oficinas culturais

Você poderá gostar também!

 

Espaço Gourmet oferece cursos gratuitos da alta gastronomia

29.03.2016 - 12:04

Com proposta de alimentação saudável, atividades atendem crianças e adultos

Projeto Alma quer profissionalizar jovens artistas em Ribeirão

24.07.2014 - 19:27

Fundação Dom Pedro II vai oferecer cursos avançados e gratuitos de instrumentos, canto e a partir de agosto. Inscrições já estão abertas

USP abrirá inscrições para oficinas culturais

13.03.2017 - 21:23

Fotografia, dança, música, pintura e cursos infantis tem vagas limitadas

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo