Para o topo

Ribeirão pode ter “Viradas Culturais” independentes

Ribeirão pode ter “Viradas Culturais” independentes
, em 05/05/2014, às 17:20 (atualizado em 29/04/2014, às 15:22)
Paulo Gallo/Varal Diverso

Pela terceira vez consecutiva, a “capital da cultura” ficou de fora da Virada Cultural Paulista e, numa tentativa de não deixar a população no prejuízo, é possível que tenhamos dois eventos semelhantes e paralelos à iniciativa estadual.

Como muitos já esperavam, a terceira edição do movimento Se Vira Ribeirão já está sendo organizada pelos articuladores. Já existem planos para mudança de local. Nos primeiros anos, o evento foi realizado em três grandes espaços do Centro: o parque Maurílio Biagi, o Mercadão Municipal e, principalmente, um complexo de palcos nas ruas José Bonifácio e Visconde do Rio Branco. Dessa vez, deve-se ocupar o Morro do São Bento, espaço onde aconteceu a última edição da Virada Cultural Paulista, e que esteve “fechado” devido às obras no Teatro de Arena.

Os artistas locais, bandas, entidades e civis que queiram participar já podem entrar em contato através da página do Se Vira no Facebook e participar das reuniões de articulação. “Nosso critério de escolha das atrações é a proximidade que o artista tem com o movimento”, disse Jonas Paschoalick, integrante da organização do Se Vira.

“Queremos expandir a ação, fazer com que o Se Vira seja um movimento cada vez mais político e não só cultural, gerando debates e encontros de discussão”, diz, demonstrando total insatisfação com a atuação da Secretaria da Cultura.

Jonas disse ao Varal Diverso que o Se Vira é uma resposta para uma situação insustentável que vai de cortes orçamentários e falta de interesse político em relação à cultura. “Fizemos um plano municipal de cultura há uns dois anos, enviamos e até agora não foi nem colocado em debate”.

No ano passado, o Se Vira foi realizado com R$ 21 mil, provindos do bolso dos próprios artistas participantes, parceiros e vendas de camisetas e canecas.

Primeira edição do Se Vira Ribeirão, em 2012, no Mercadão Municipal
Primeira edição do Se Vira Ribeirão, em 2012, no Mercadão Municipal

O outro lado

O secretário municipal da Cultura, Alessandro Maraca, contou que está indo para São Paulo entregar mais documentos e tentar a “última carta na manga” para trazer a Virada Cultural Paulista à Ribeirão. “Se não conseguirmos de fato, já está certo que iremos realizar uma Virada Municipal, aos moldes da Estadual, mas de forma independente”. O evento deverá acontecer nos dias 31 de maio e 1º de junho e contará com show de bandas nacionais, artistas locais, apresentações de teatro e sessões de cinema. Por enquanto, nenhum nome foi confirmado.

A respeito das críticas do Se Vira Ribeirão, Maraca contou que, no ano passado, foi oferecida uma ajuda financeira por parte da Prefeitura e que ela não foi aceita por conta dos atrasos no repasse aos pontos de cultura. “Mesmo assim, a Prefeitura interveio liberando a utilização dos palcos, uma forma de apoiar o evento. Eles (Se Vira) vivem criticando o poder público, mesmo quando estamos totalmente abertos ao diálogo e a parcerias”.

Sobre a ocupação do Morro do São Bento pelo Se Vira Ribeirão, o secretário diz: “Se respeitarem as normas de ocupação do espaço, o local é deles”.

Primeira edição do Se Vira Ribeirão, em 2012, no parque Maurílio Biagi
Primeira edição do Se Vira Ribeirão, em 2012, no parque Maurílio Biagi

Texto: Francine Micheli
Edição e fotos: Paulo Gallo

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
A rádio do humor
« POST ANTERIOR
3 anos e novidades para 2014

Você poderá gostar também!

 

Única miniferrovia do Brasil quer mais público em Ribeirão

12.05.2014 - 00:36

Na Lagoinha, trens em pequena escala vão e vem em uma estrutura igualzinha à uma ferrovia de verdade. Tudo é construído e mantido por um ex-metalúrgico há 12 anos

François Cassoulet: o primeiro promoter da noite ribeirão-pretana

18.06.2014 - 13:51

Empresário francês realizava as maiores festas e espetáculos da Ribeirão no início do século XX, dando início à fama de cidade baladeira que existe até hoje

Foliões se preparam para curtir Carnaval em Ribeirão

23.01.2015 - 11:14

Fizemos uma lista de blocos pra você se jogar na folia! Tem marchinha, frevo, forró, afoxé, maracatu e muito mais.

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo