acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » cultura »

Quando Monteiro Lobato quis morar em Ribeirão

publicado em: 18/06/2014 - 12:16
atualizado em: 11/08/2014 - 15:50

Quando Monteiro Lobato quis morar em Ribeirão

Por Francine Micheli
Foto: Arquivo Pessoal/André Barreto

O causo é pouco conhecido, mas o mestre da literatura infantil brasileira, que nasceu em Taubaté em 1882, já quis morar em Ribeirão Preto e andou falando abertamente sobre esse desejo no início do século passado.

Aos 25 anos, o jovem José Bento Renato Monteiro Lobato ainda não tinha escrito nenhuma obra que haveria de consagrar sua carreira. Em 1907, ele era ainda um caricaturista recém-formado em direito. Neste ano, ele foi nomeado promotor público da cidade de Areias e foi pelo trabalho que precisou viajar pelas cidadezinhas do interior de São Paulo.

Monteiro Lobato se correspondeu por cartas durante 40 anos com o amigo e também escritor Godofredo Rangel. Algumas dessas correspondências já foram publicadas em livros e jornais, porém, a maior parte delas ainda é inédita e deve ser publicada em breve. Quando voltou de sua viagem a Ribeirão Preto, enviou uma carta ao amigo e nela descreve o que exatamente lhe encantou na cidade. Entre as boas surpresas, estavam o desenvolvimento por conta dos milhões de pés de café e as encantadoras prostitutas francesas.

Leia na íntegra.

Rangel:

Estou seriamente endividado para contigo, em cartas, livros, cumprimento de promessas, pedaços do Queijo... Mas explica-se a má finança. O mês de dezembro passei-o todo fora daqui, em São Paulo e no Oeste. Corri as linhas da Paulista, Mogiana e Sorocabana, com paradas nas inconcebíveis cidades que da noite para o dia o Café criou — São Carlos, um lugarejo de ontem, hoje com 40 mil almas; Ribeirão Preto, com 60 mil, Araraquara, Piracicaba a formosa e outras. Vim de lá maravilhado e semeado de coragens novas, pois em toda a região de Terra Roxa — um puro óxido de ferro — recebi nas ventas um bafo de seiva, com pronunciado sabor de riqueza latente.

Em Ribeirão Preto, a colheita do município foi o ano passado de 4 e meio milhões de arrobas — coisa fabulosa e nunca vista. Um fazendeiro, o Schmidt, colheu, só ele, 900.000 arrobas. Costumes, hábitos, ideias, tudo lá é diferente destas nossas cidades do velho S. Paulo e da tua Minas. Em Ribeirão Preto dizem que há 800 ‘mulheres da vida’, todas estrangeiras e caras. Ninguém ama ali a nacional. O Moulin Rouge funciona há 12 anos e importa champanha e francesas diretamente.

... tenho que estacionar lá também, Rangel. Estou apertando minhas cunhas para ser nomeado para Ribeirão ou coisa equivalente.

Taubaté, 18.01.1907

Fonte: MELLO, Rafael Cardoso de. As flores do Café: por uma história das mulheres de Ribeirão Preto.

A Belle Èpoque ribeirão-pretana, assim como Monteiro Lobato, seduziu milhares de outros figurões e as noitadas da cidade eram cada vez mais conhecidas pelo requinte e animação. Foi nessa época que Ribeirão ficou conhecida como "petit Paris", não só pela arquitetura e pela grande quantidade de franceses que viviam aqui, mas pela noite semelhante à da Cidade Luz.

Cabarés, shows sofisticados, festas da alta sociedade e prostitutas de luxo faziam a alegria dos ricaços do interior. E um dos responsáveis pela vida baladeira por aqui no início do século XX, foi um francês chamado Françoise Cassoulet, espécie de primeiro promoter da cidade, cuja curiosa história o Varal Diverso conta aqui.

PRÓXIMO POST »
François Cassoulet: o primeiro promoter da noite ribeirão-pretana
« POST ANTERIOR
Theatro Pedro II vai ganhar novo café

Você poderá gostar também!

 

Foliões se preparam para curtir Carnaval em Ribeirão

23.01.2015 - 11:14

Fizemos uma lista de blocos pra você se jogar na folia! Tem marchinha, frevo, forró, afoxé, maracatu e muito mais.

Entenda a crise enfrentada pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

02.09.2014 - 14:58

“Músicos estão trabalhando como diaristas e motoboys”, afirma integrante da Orquestra, que está com salários atrasados há dois meses sem grandes perspectivas. Direção tenta se livrar de dívida deixada por antiga gestão

Prefeitura abre edital para agenda dos teatros Municipal e de Arena

08.10.2014 - 22:47

Já estão abertas as inscrições para projetos que irão compor a pré-agenda dos Teatros Municipal e de Arena em Ribeirão Preto, para o primeiro semestre de 2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de novembro

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso