Para o topo

página inicial » cultura »

Casa da Memória Italiana abrirá para visitas semanais em junho

publicado em: 06/06/2017 - 22:29
atualizado em: 09/06/2017 - 00:18

Casa da Memória Italiana abrirá para visitas semanais em junho

Por Varal Diverso
Fotos: Alice Registro Fonseca/Divulgação

A Casa de Memória Italiana, construída na década de 1920 e preservada com arquitetura e mobiliário da época, recebe o público para contar um pouco da história da imigração italiana e do auge da produção do café na região, além de guardar a memória dos seus antigos moradores: a cafeicultora Joaquina Evarista Meirelles e sua família, assim como a do imigrante Pedro Biagi, a partir de 1941. A visitação será realizada em junho, às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h (exceto no feriado de 15 de junho). Não é necessário agendamento e a entrada é gratuita.

A casa é dividida em dois pavimentos. O térreo conta com áreas de convivência social, trabalho e serviço, e o piso superior, é onde está a área intima. A partir das histórias das duas famílias que viveram no local é possível compreender os hábitos culturais de cada época e núcleo — a elite cafeeira e os imigrantes italianos.

O ecletismo observado na residência reforça a coexistência de mais um estilo arquitetônico, alcançando, até mesmo, no mobiliário, na pintura decorativa e em outros ornamentos. A decoração interna é distinta para cada cômodo, com pinturas decorativas representativas de acordo com a utilização do espaço.

A instituição fica na rua Tibiriçá, 776, em frente à Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Todas as visitas são mediadas, para saber mais acesse o site: www.casadamemoriaitaliana.com.br/visite

SERVIÇO

Visita-mediada na Casa da Memória Italiana
Quintas-feiras, às 15h (exceto no feriado de 15 de junho)
Sábados, às 10h

Casa da Memória Italiana
Rua Tibiriçá, 776 – Centro (Ribeirão Preto/SP)
Entrada gratuita

Informações: (16) 3625-0692 ou casadamemoriaitaliana@gmail.com

*Não é necessário agendamento, basta comparecer próximo ao horário. Grupos com mais de 10 pessoas precisam de agendamento prévio.

« POST ANTERIOR
Confira a programação completa da Virada Cultural Paulista em Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

Projeto quer revitalizar baixada da cidade com atividades culturais

07.04.2015 - 00:11

Baixada Cultural levará atividades artísticas à UGT e ao Mercadão. Proposta terá música, artes plásticas, teatro, circo, dança e oficinas culturais.

Evandro Navarro prepara novo disco e lança clipe com Lô Borges

04.07.2016 - 15:47

Músico ribeirão-pretano comemora 30 anos de carreira com projeto autoral

François Cassoulet: o primeiro promoter da noite ribeirão-pretana

18.06.2014 - 13:51

Empresário francês realizava as maiores festas e espetáculos da Ribeirão no início do século XX, dando início à fama de cidade baladeira que existe até hoje

 

 

Comente aqui:

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso