Para o topo

Lenços e carinho ajudam pacientes a lidar com o câncer

Lenços e carinho ajudam pacientes a lidar com o câncer
, em 26/09/2014, às 12:15 (atualizado em 08/11/2014, às 08:21)
Adriana (de lenço rosa) e as bordadeiras voluntárias

Por Francine Micheli
Fotos: Arquivo pessoal

A artesã Adriana Turrini recebeu, em março deste ano, a notícia de que sua melhor amiga estava com câncer. Passado o susto do primeiro contato com a doença, ela e a tal amiga, a profissional de marketing Elaine Machado, criaram então o projeto Lencinho com Carinho e, através do arrecadamento de tecidos como seda, algodão e cetim entre as amigas, passaram a confeccionar delicados lenços de cabeça para outras pacientes em tratamento com quimioterapia em Ribeirão Preto.

A ideia não só deu certo e ajudou as pacientes a recuperarem sua autoestima como cresceu e conquistou “madrinhas” em várias cidades. Aqui em Ribeirão, cinco voluntárias ficam responsáveis pelo bordado, confecção e arrecadação dos tecidos.  

Desde o início do projeto, mais de 600 lenços já foram entregues aqui no interior de São Paulo e nos estados da Paraíba, Minas Gerais, Goiás, Roraima, Amazonas e Santa Catarina. E, segundo Adriana, há mais 350 na fila para serem despachados nos próximos meses. Isso porque muita gente conheceu o projeto pela página do Facebook e se propôs a custear os fretes para presentear pacientes do Brasil todo. O primeiro lencinho internacional viajou para o Canadá este mês, onde uma moça quis amenizar o baixo astral de uma colega de trabalho que perdeu os cabelos por conta da quimioterapia. 

“Muitas vezes o câncer tem tratamento e a mulher recebe todos os cuidados de saúde necessários. O que acontece é que, mesmo assim, elas não recebem carinho, atenção, um "ouvido" diferente para ouvir suas dores”, conta Adriana, explicando que a Lencinho nasceu e continuou como uma forma de agradecimento pela cura da amiga.

Além dos lenços, as voluntárias produzem bandanas para homens e touquinhas para crianças. 


Equipe de voluntárias confeccionam os lenços

Como colaborar

A Lencinho com Carinho não aceita doações em dinheiro e se concentra mesmo nas doações e produção dos tecidos. “Já teve vereador querendo contribuir com dinheiro, mas não é essa a intenção”, conta Adriana. 

Quem quiser doar tecidos, pode enviar o material para:

Adriana Turrini
Caixa Postal 3522
CEP 14090-971
Ribeirão Preto – São Paulo

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Instituto Ribeirão em Cena pede doações para manter projeto na ativa
« POST ANTERIOR
Que tal adotar um melhor amigo este mês?

Você poderá gostar também!

 

Que tal adotar um melhor amigo este mês?

12.09.2014 - 18:31

O Varal Diverso te ajuda a aquecer o coração com esta lista de feirinhas de adoção de cães e gatos que acontecem nos próximos dias.

The Street Store arrecada doações e organiza ação para moradores de rua

14.07.2015 - 18:06

Projeto de loja de roupa gratuita é organizado em vários países e recupera autoestima de pessoas sem condições financeiras.

10 formas de fazer o bem em Ribeirão Preto

11.08.2015 - 20:45

Veja uma lista de ações solidárias que qualquer pessoa pode incorporar a sua rotina.

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo