Para o topo

10 formas de fazer o bem em Ribeirão Preto

10 formas de fazer o bem em Ribeirão Preto
, em 11/08/2015, às 20:45 (atualizado em 13/06/2016, às 09:10)

Por Analídia Ferri e Paulo Gallo
Fotos: Divulgação

Talvez não exista uma forma de gratificação tão grande e imediata do que ajudar alguém, uma causa, ou mesmo o planeta. Foi pensando nisso que o Varal Diverso listou alguns projetos e causas beneficentes em Ribeirão Preto. É claro que muitos ficaram de fora da lista, porque não daria para colocar tudo — mas, já é um começo. E, quem sabe, essa lista pode crescer e ser reeditada futuramente!

A ideia aqui é tentar sair da teoria e começar a colocar em prática algumas ações do bem. Fazer isso pela nossa cidade, cuidando melhor dela e das pessoas daqui, já seria um excelente começo. Agradecemos a Isabella Grocelli, do blog Falando Groselha, que nos sugeriu a ideia de fazer essa lista!

1) Doar sangue

A cada segundo, pessoas sofrem acidentes ou são internadas por uma infinidade de enfermidades e precisam de uma transfusão de sangue para sobreviver. Embora a doação de sangue dependa de vários fatores, qualquer pessoa saudável, com mais de 50 kg, pode doar e ajudar a salvar muitas vidas.

Os homens podem doar até 4 vezes no ano, e as mulheres, 3 vezes. E você não precisa fazer um esforço enorme para encontrar um horário em sua agenda, já que muitas empresas liberam seus funcionários uma vez por ano para doação voluntária, devidamente comprovada.

Então, está esperando o quê? Saiba onde doar:

Hemocentro de Ribeirão Preto
Hospital das Clínicas (Campus da USP)

Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 13h; sábados, domingos e feriados, das 7h às 12h30
Endereço: rua Tenente Catão Roxo, 2.501 – Monte Alegre
Telefone: (16) 2101-9300

Hemocentro de Ribeirão Preto
Centro (Campus da USP)

Funcionamento: segunda a sexta, das 7h às 18h30; domingo, das 7h às 12h30
Endereço: rua Quintino Bocaíuva, 470 – Higienópolis (próximo ao Hospital das Clínicas)
Telefones: (16) 3610-8929 / 3610-5822

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 18h
Endereço: rua Quintino Bocaiúva, 895 – Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas)
O local possui estacionamento conveniado gratuito
Telefones: (16) 3610-1515 / 99169-7138

2) Plantar árvores


(Foto: Roberto Galhardo / CCS)

Ribeirão Preto precisa de árvores. Não é à toa que todo mundo que vive nesta cidade reclama do calor. Por isso, os bairros precisam ter, no mínimo, 30% de área coberta por árvores. Ou seja, é preciso plantar milhares delas por aí para atingir o mínimo recomendado pelos climatologistas.

Ribeirão Preto conta com um Viveiro de Mudas (Horto Municipal), onde qualquer pessoa pode solicitar individualmente ou em grupo, dependendo da quantidade. O local possui cerca de 200 espécies diferentes, entre árvores nativas, frutíferas e para arborização de calçadas. Localizado na rua Manoel Antonio Dias, s/n (Jardim Marchesi), o Horto Municipal fornece duas mudas de plantas a cada munícipe, gratuitamente, após preencher o cadastro no local. E ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

O grupo de empresários voluntários Arboreser também realiza plantios frequentemente pela cidade.

3) Adotar cães e gatos


(Foto: Projeto Murilo Pretinho / Divulgação)

Várias ONGs e projetos da cidade realizam mensalmente feiras de adoções de cães e gatos abandonados. Além de adotar um bichinho de estimação, você pode ajudar os projetos com doações ou participando de ações beneficentes que eles realizam para conseguirem se manter na ativa.

Conheça alguns projetos e saiba como adotar um novo e fiel amigo:

4) Seja um voluntário

Que tal fazer um dia na vida de um idoso ou criança mais feliz? O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto conta com vários projetos, como o "Contadores de Histórias", que atua em hospitais e casas de apoio de crianças e adolescentes, e o "Ouvidores de Histórias", programa que realiza visitas a asilos, casas de repouso, abrigos, hospitais e entidades que cuidam de idosos, que precisam muito ser ouvidas. Além de outros projetos que fazem atendimentos domiciliares a idosos que sofrem qualquer tipo de violação ou negligência de seus cuidadores. O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto oferece cursos de formação e capacita os voluntários interessados.

Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 11h30, e das 13h às 17h
Endereço: rua João Penteado, 676 – Jardim Sumaré
Telefone: (16) 3635-1739

5) Coleta seletiva

Que tal separar seu lixo e dar um destino certo para ele? A Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas realiza a coleta seletiva em pontos fixos de estabelecimentos comerciais e alguns condomínios de Ribeirão Preto, onde você pode levar o seu lixo reciclável.

  • Correios
  • USP
  • Banco do Brasil
  • Ministério da Fazenda
  • Supermercados Pão de Açúcar / Extra
  • INSS
  • Delegacia da Receita Federal
  • Secretaria da Fazenda Federal
  • Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo
  • Ultragaz
  • Ministério do Trabalho
  • Ministério Público Federal

Condomínios: Europa, Itarumam, Ipê Roxo, Buenos Aires, Monte Carlo e San Diego

Já a empresa Estre percorre vários bairros, fazendo a coleta junto às residências da população de Ribeirão Preto. Confira os locais:

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
Vila Tibério Castelo Branco Novo Vila Virgínia Lagoinha Jardim Irajá Jardim Paulista
City Ribeirão Jardim Primavera Monte Alegre Jardim. São José Santa Cruz Centro
Jardim Antártica Parque Bandeirantes Vila Santana Jardim. dos Bancários Jardim Itamarati
Jardim Macedo Leroy Merlin Avenida Pio XII Manoel Penna Av. Castelo Branco
Jd. Palma Travassos Jardim Paulistano Iguatemi Cond. Genova e Veneza Jardim Recreio

Parte da Ribeirânia (ao
lado da Apae)

Cond. Genova e Veneza Ribeirânia Novo Shopping Nova Ribeirânia
Hospital Ribeirânia Hospital Ribeirânia

6) Ajude instituições

Em Ribeirão, algumas instituições convocam voluntários para as mais variadas tarefas. Desde ajudar em qualquer rotina comum, até contar e ouvir histórias. Conheça os principais projetos credenciados pela prefeitura de Ribeirão Preto:

Veja um lista de entidades conveniadas com a prefeitura que você pode ajudar

+ Conheça também o projeto Síndrome do Amor

7) Doações em geral


Brechic recebe recebe todo tipo de doações durante o ano todo (Foto: Douglas Intrabartolo / Divulgação)

Aquele móvel, eletrodoméstico, roupas, sapatos e qualquer item que possa ser útil para alguém que necessita pode ganhar um ótimo destino. Algumas instituições possuem serviço de coleta de doações, tudo para facilitar o recebimento desses itens. Os produtos recebidos são vendidos em bazares, que ajudam na manutenção das instituições.

  • O Brechic é um bazar em prol da Fraternidade Solidária São Francisco de Assis (Frasol), e recebe todo tipo de doações durante o ano todo. Informe-se com a organização pelo telefone (16) 98145-8886, ou pelo Facebook.
  • O bazar do Cantinho do Céu funciona de segunda a sexta, em horário comercial, na rua Bahia, 2.185 (Ipiranga). A entidade também aceita doações de produtos bem conservados e disponibiliza veículo para a retirada. Entre em contato pelo telefone (16) 3622-4543 e agende.
  • O Hospital do Câncer de Ribeirão Preto também conta com um bazar, onde são vendidos produtos e doações recebidos pelo Hospital.
  • O bazar da Casinha Azul, no Parque dos Servidores, funciona todas as quartas-feiras, das 10h às 16h. A entidade aceita produtos de todos os tipos, e sempre precisa de voluntários para realizar o transporte. Informe-se pelo telefone (16) 3917-2141, ou no Facebook da ONG.

8) Lixo eletrônico


(Foto: Carlos Natal / CCS)

Não deixe que o seu descarte de aparelhos eletrônicos intensifique ainda mais o problema ambiental do planeta. Descarte com consciência em locais adequados e dê um destino certo para aquele objeto que está encostado em casa! Em Ribeirão Preto, a Secretaria do Meio Ambiente possui um ponto oficial de coleta que, desde 2012 (quando foi criado), já arrecadou cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico!

Entre os aparelhos eletrônicos que podem ser descartados estão: monitores, impressoras, TVs, computadores, CPUs, celulares, telefones, fax, máquinas de xerox, aparelhos de DVD, videocassete, aparelhos de som, fios, cabos e conectores, placas e circuitos eletrônicos, processadores, transformadores, HDs, CDs e drivers, entre outros. Confira alguns endereços de coleta na cidade:

Ecoponto Municipal
Secretaria Municipal do Meio Ambiente

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Cerqueira César, 1.988 – Jardim Sumaré
Telefone: (16) 3603-9138

Feira do Irajá

Todo segundo sábado do mês, das 11h às 20h
Rua Cav. Torquato Rizzi, 1.034 – Jardim Irajá

Feira do Canto

De terça a domingo, das 10h às 22h
Esquina das ruas Garibaldi e Júlio Prestes – Jardim Sumaré

9) Contribuição cultural


Espetáculo "Artes de Branca Flor", da Cia. A DitaCuja (Foto: Divulgação)
 

Em época de pouco (ou nenhum) incentivo dos setores público e privado, algumas entidades e espaços culturais contam com o apoio da população para reformarem suas sedes e darem vida a novos projetos. Foi o que aconteceu com o bloco Os Alegrões e com a ONG Ribeirão em Cena, em 2014. Dessa vez, quem precisa da sua ajuda são a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, o Centro Cultural Orùnmilá e a Casa das Artes. Saiba mais:

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

A OSRP está com uma dívida milionária e corre risco de acabar. Para não deixar isso acontecer, várias ações como concertos e uma vaquinha online estão sendo realizadas. Saiba como ajudar!

Centro Cultural Orùnmilá

O Centro Cultural Orùnmilá criou o projeto #vamosreformar para buscar recursos e adequar o espaço onde realiza atividades culturais e educativas em Ribeirão Preto. Acompanhe a página do Centro Cultural para saber quando serão os próximos eventos.

Casa das Artes

Fundada em março de 2010, a Casa das Artes "hospeda" diversos grupos artísticos da cidade e realiza oficinas e espetáculos em sua sede. Em 2015, a Casa das Artes mudou de endereço, e este precisa ser adequado para receber toda a estrutura de um espaço cultural. Para ajudar nos custos, foi lançado a campanha "Arte em Obra!", no Catarse, que aguarda doações até o dia 16 de setembro. Participe da campanha!

10) Doação de leite materno


(Foto: Carlos Natal / CCS)

A doação de leite materno pode ajudar muitas crianças e mães que não conseguem ou não podem amamentar. O leite doado é distribuído aos recém-nascidos prematuros e os doentes internados.

O Banco de Leite Humano funciona na av. Santa Luzia, 387, no Jardim Sumaré, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Informações pelos telefones (16) 3610-8686 ou 3610-2649, e também pelo e-mail bcoleite@hcrp.fmrp.usp.br.

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Sindicato Bar promove Veg Day em prol de cuidadora de cães
« POST ANTERIOR
The Street Store arrecada doações e organiza ação para moradores de rua

Você poderá gostar também!

 

Bazar solidário oferece milhares de itens a preços que cabem no bolso

01.05.2017 - 12:46

Brechic acontece de 11 a 13 de maio em Ribeirão Preto em prol da Frasol

Instituto Ribeirão em Cena pede doações para manter projeto na ativa

08.10.2014 - 11:36

O Instituto Ribeirão em Cena está pedindo socorro. Depois de lançar uma campanha no Catarse para a arrecadação de R$ 50 mil, o idealizador do projeto Antônio Gilson Brigagão corre o risco de perder a verba já doada. Veja como ajudar!

“Meu filho sorriu pela primeira vez ouvindo Maria Rita”

21.08.2014 - 14:21

A publicitária Marília Castelo Branco conta como a cantora mudou a sua vida e a do filho Thales, que nasceu com síndrome de Edwards

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo