Para o topo

Ribeirão ganha mais uma cervejaria: conheça a Pratinha

Ribeirão ganha mais uma cervejaria: conheça a Pratinha
, em 21/10/2015, às 12:34 (atualizado em 21/10/2015, às 13:43)

Por Analídia Ferri
Fotos: Divulgação

Sim, já temos 6 cervejarias em Ribeirão Preto. A Cervejaria Pratinha, que inaugura oficialmente nesta semana, começará a distribuir seus rótulos nos próximos dias em dois bares da cidade. A Pratinha funciona na avenida Caramuru e chega ao mercado com 10 receitas, dividas em três grupos: as lagers, com Vienna, Octoberfest e Rauchbier; as apelidadas de "Série do Lobo", Wild IPA, Scotch Ale e uma Porter envelhecida; e o terceiro grupo, mais diverso, com Trippel, WitBier, Weizenbock, Flanders e Saison.

Alguns desses rótulos serão sazonais, devido ao tempo de maturação. Os primeiros privilegiados a receber algumas das novas cervejas são o Biergarten e o Cervejarium, já na próxima semana — por enquanto, apenas na pressão. O empresário José Virgílio Braghetto, idealizador da cervejaria, percorreu alguns países pesquisando mais sobre a produção de cervejas artesanais e também criou um portal voltado ao mercado cervejeiro, antes de dar início as suas experimentações em uma nanocervejaria.

A cobrança dos amigos para tomar a cerveja feita por ele foi um dos principais incentivos para o empresário buscar um endereço fixo para a Cervejaria Pratinha. O imóvel, localizado na avenida Caramuru (Vila Virgínia), foi totalmente reformado, e os equipamentos utilizados na fabricação artesanal da bebida foram desenvolvidos exclusivamente para a Pratinha, sendo alguns projetados pelo próprio empresário.

A Pratinha conta ainda com tanques abertos para fermentação, um desafio para a produção de cerveja artesanal. "Quando falamos em tanques abertos, as pessoas logo associam a produção de cervejas com leveduras selvagens, como as cervejas tipo lambic ou outras belgas, e acabam se surpreendendo quando eu digo que estamos produzido lagers neste processo", afirma o empresário.

Onde encontrar a Pratinha?

A fábrica não receberá o público para consumo no local, apenas para visitas agendadas — que devem começar nas próximas semanas. Os rótulos serão disponibilizados inicialmente no Biergarten (Novo Mercadão da Cidade), a partir do dia 28 de outubro, e no Cervejarium (av. Independência, 3.242), a partir do dia 29 de outubro.

E se você ainda não se contentou com o fato de Ribeirão ter 6 cervejarias em funcionamento, aguarde, porque vem mais uma por aí, em breve! Aproveite e conheça outras 5 cervejarias da cidade.

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Weird Barrel comemora um ano e apresenta novidades no cardápio
« POST ANTERIOR
Bares preparam Oktoberfest em Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

Tour Cervejeiro faz passeio pelas 7 cervejarias de Ribeirão Preto

23.05.2016 - 16:39

Encontro inclui degustações de 20 rótulos diferentes e visita nas fábricas. Saiba mais!

Um passeio pelas cervejarias de Ribeirão Preto

01.07.2014 - 20:05

Embarcamos no primeiro Tour Cervejeiro, um encontro para descobrir mais sobre a produção de cervejas artesanais em Ribeirão Preto. Saiba como foi e quando será o próximo

SP 330 é a sétima cervejaria artesanal criada em Ribeirão

20.04.2016 - 08:22

Tap Room inaugura neste mês; conheça as cervejas produzidas

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Agenda Cultural
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2018. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo