Para o topo

Passeio mostrará produção artesanal de cerveja em Ribeirão

Passeio mostrará produção artesanal de cerveja em Ribeirão
, em 04/06/2014, às 18:15 (atualizado em 15/07/2014, às 11:24)
Degustação das cervejas Colorado faz parte do passeio (Foto: Paulo Gallo/Varal Diverso)

Por Analídia Ferri
Fotos e edição: Paulo Gallo

Não é de hoje que Ribeirão Preto é reconhecida por ser uma cidade com tradição cervejeira muito forte e enraizada. A história começou lá atrás, antes do sucesso das atuais cervejarias artesanais, até mesmo antes do famoso chope do Pinguim e da Companhia Cervejaria Antarctica.

Para reviver todo esse contexto histórico da tradição cervejeira, a relações públicas Carla Valentim se juntou com a sommelière, professora e empresária Bia Amorim para criar o projeto Tour Cervejeiro. A ideia é visitar as cervejarias, entender mais sobre a produção artesanal e história dessas marcas. Tudo isso regado a muita bebida, malte e lúpulo. "A ideia surgiu depois que eu visitei a fábrica da Guinness na Irlanda, no período em que morei lá. Achei interessante a maneira como eles lidam com os visitantes e decidi trazer a ideia para Ribeirão. Me cerquei de pessoas que entendem sobre esse contexto para concretizar esse primeiro passeio", conta Carla Valentim.

O roteiro inclui transporte saindo de dois pontos — Centro e Zona Sul —, degustação nas cervejarias Colorado e Lund, almoço na cervejaria Invicta (com chope incluso) e happy hour no Cervejarium, bar da Colorado, além de outros brindes. As idealizadoras querem realizar o passeio com frequência, inclusive com saídas de outras cidades.

O primeiro passeio, marcacado para o dia 21 de junho, terá 14 vagas, que já estão quase preenchidas e custa R$ 240 por pessoa. Ainda há vagas para o que Carla chama de projeto-piloto. "Vamos fazer esse teste e ver a resposta do público, mas a ideia é ter outros roteiros, expandir para outras cidades. Queremos levar as pessoas de Ribeirão para conhecer outras cervejarias, fora daqui e ainda aprender mais sobre harmonização, com jantares guiados pela Bia", diz.

Essa também é uma boa oportunidade de fazer uma última visita à fábrica da Colorado, nos Campos Elíseos. Em breve eles deixarão o local e vão ocupar novas instalações.

Hoje, três cervejarias movimentam a produção artesanal na cidade: Colorado, Invicta e Lund. Em breve, ainda neste ano, Ribeirão Preto ganhará uma nova cervejaria, a Walfänger, no distrito de Bonfim Paulista. Informações e inscrições para o Tour Cervejeiro pelo e-mail ribeirao@tourcervejeiro.com.br, ou pelo Facebook.

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Conheça a tradição da cerveja em Ribeirão Preto

Você poderá gostar também!

 

3 eventos cervejeiros para beber bem no segundo semestre em Ribeirão

01.07.2016 - 12:21

Cervejarias de vários lugares do país vão passar pela cidade. Confira o guia!

Tour Cervejeiro divulga calendário e leva visitantes para novas cervejarias

27.04.2015 - 18:48

Passeio com degustação guiada para simpatizantes e profissionais cervejeiros percorre 5 cervejarias artesanais em Ribeirão Preto. Saiba mais!

Redes sociais para cervejeiros explodem no Brasil

10.11.2014 - 18:30

Ribeirão-pretanos saem na frente com o Bier Society e o Social Beers, dois projetos que estão sacudindo o segmento das cervejas artesanais

 

VOLTAR

 

Comente aqui:

Varal Diverso © 2011–2017. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo