acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » cultura cervejeira »

Nova cervejaria Weird Barrel abre as portas em Ribeirão Preto

publicado em: 15/04/2015 - 10:42
atualizado em: 21/05/2015 - 00:44

Nova cervejaria Weird Barrel abre as portas em Ribeirão Preto

Por Analídia Ferri
Fotos: Paulo Gallo

Quando a gente pensa que a cena cervejeira pode ter estagnado, nasce uma nova cervejaria, a 4ª da cidade, para provar o contrário. Nesta quarta-feira (14/4), abre as portas a Weird Barrel Brewing Co., uma novíssima cervejaria com temática pirata e torneiras com chopes exclusivos que já ganharam prêmios antes mesmo de rodarem nas serpentinas da cidade.

Quem comanda o navio são dois especialistas: o beer sommelier Rafael Moschetta e João Becker, ex-cervejeiro da Colorado, cuja experiência de 10 anos liderando as panelas trouxe ainda mais destaque às receitas de cervejas da casa. Foram investidos cerca de R$ 400 mil na construção do espaço e instalação da fábrica, dirigida ainda por outros três empreendedores, especialistas em finanças, RH e gestão, que dividem a mesma paixão pela cerveja.

"A cena cervejeira de Ribeirão Preto ainda tem muito a crescer. Aqui, as pessoas já têm a cultura cervejeira, então, elas compartilham experiências e estão sempre à espera de novidades. Com certeza é um lugar onde o público recebe muito bem as novidades dessa área", comenta Rafael Moschetta, responsável pelo conceito visual e marketing da cervejaria.

Serão oferecidos 5 tipos de chope, todos de fabricação própria, mas o brewpub tem capacidade de servir até 10 opções diferentes em suas torneiras. Além disso, a casa fabricará ainda o seu próprio rum — item de sobrevivência de qualquer pirata —, servido em coquetéis que levam cerveja em sua composição e maturados em barris de madeira.

Ancorada na rua Altino Arantes, a Weird Barrel tem capacidade para receber até 120 pessoas. Um deck externo complementa o ambiente decorado com itens rústicos, com a temática pirata. Alguns objetos inusitados vão chamar a atenção dos marujos mais curiosos, como uma pia com bico de chopeira que serve água à vontade para a tripulação. O projeto arquitetônico do brewpub é do pessoal do Yta°, escritório de arquitetura de Ribeirão Preto.

Nada de pratos e louças. Tábuas de madeira entalhada dão um toque ainda mais inusitado aos pratos que serão servidos, entre eles, uma seleção de embutidos, costelinha de porco braseada com cerveja, salmão defumado servido com pão de cevada, panceta assada, entre outras comidas que prometem matar a fome de qualquer ogro. E, assim como os chopes, a tendência do cardápio é ir ganhando novas opções a cada 10 ou 15 dias.

O tesouro

Para matar a sede dos marinheiros, a nanocervejaria vai produzir cerca de 3 mil litros de cerveja por mês. Os tanques de fermentação têm capacidade para 200 litros, desenvolvidos sob encomenda, permitindo uma produção mais flexível e variada ao mestre cervejeiro João Becker.

Para provar todas as cervejas é preciso ir até o brewpub, uma vez que a bebida não será comercializada fora de Ribeirão Preto — pelo menos, por enquanto. “Com essa produção menor, teremos mais liberdade criativa para inovar com as cervejas oferecidas. Estimamos um giro quinzenal de cervejas em nossas torneiras. Além disso, o consumidor vai poder provar sempre uma cerveja fresca, recém-produzida, pois os tanques onde elas são armazenadas estão ligados diretamente em nossas torneiras”, comenta Moschetta.

A casa irá oferecer exclusivamente cervejas tipo ales, como são chamadas as cervejas de alta fermentação. Quem quiser se arriscar testando todos os sabores, pode degustar as cervejas em um sampler exclusivo da Weird Barrel, confeccionado com madeira de barril. Nada de saquear o navio ou se desesperar. A cervejaria também venderá seus chopes em growlers, garrafões de vidro com capacidade para armazenar 2 litros da bebida.

O menu de cervejas da casa conta com a premiada Naughty Grog, uma black IPA envelhecida em barril de rum, com 7,8% de teor alcoólico e 45 IBU, e que recebeu medalha de ouro no último Mondial de La Bière, festival internacional realizado no Rio de Janeiro, em novembro 2014. A Pirate's Flip, uma session IPA com gengibre e teor alcoólico de 3,8%, também já foi apresentada em festivais cervejeiros no Brasil. O nome (Flip) faz referência a uma bebida pirata que continha o gengibre como um de seus principais ingredientes.

Outra receita que merece destaque é a da Bad Luck, uma fruitbeer com teor alcoólico de 4,2% e 15 IBU, que leva frutas vermelhas (amora, framboesa, morango e pitanga) em sua composição e foi lançada no final de março, no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau. As outras duas cervejas da inauguração são inéditas: Midnight Pap, uma Oatmeal Stout, e a Royal Navy, uma Extra Special/Strong Bitter (ESB).

Franquia

Os proprietários da Weird Barel já estão pensando em transformar o negócio em franquia, pois um dos sócios possui vasta experiência no ramo de franquias e, juntos, pretendem vender a ideia do brewpub, negócio ainda pouco explorado no Brasil, para outras cidades. “Vamos criar uma biblioteca de cervejas para poder oferecer uma boa variedade para empreendedores interessados. A receita vai ser nossa, mas o projeto pode ser aplicado em qualquer lugar, já que o bar abriga a fábrica e pode ser levado para outras cidades”, finaliza Moschetta.

O brewpub da Weird Barrel está localizado na rua Altino Arantes, 1.854 (Jardim Sumaré), e vai funcionar de terça à domingo, das 18h à 1h.

PRÓXIMO POST »
Tour Cervejeiro divulga calendário e leva visitantes para novas cervejarias
« POST ANTERIOR
Slow Brew inicia venda de ingressos para a 2ª edição do encontro cervejeiro

Você poderá gostar também!

 

Bares celebram St. Patrick’s Day em Ribeirão Preto

13.03.2017 - 22:00

Cerveja artesanal, bandas e menu especial estão entre as atrações

Bares preparam Oktoberfest em Ribeirão Preto

29.09.2015 - 12:19

Cervejas e comidas típicas serão servidas em eventos durante o mês de outubro.

3 eventos cervejeiros para beber bem no segundo semestre em Ribeirão

01.07.2016 - 12:21

Cervejarias de vários lugares do país vão passar pela cidade. Confira o guia!

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso