acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » cultura cervejeira »

Conheça por dentro as 5 cervejarias de Ribeirão Preto

publicado em: 20/05/2015 - 23:24
atualizado em: 15/07/2015 - 22:10

Conheça por dentro as 5 cervejarias de Ribeirão Preto

Por Analídia Ferri
Fotos: Paulo Gallo e Analídia Ferri

O Varal Diverso esteve novamente no Tour Cervejeiro e pode visitar, no começo de maio, as cinco maiores cervejarias de Ribeirão Preto. Isso porque a cidade tem fortalecido a sua tradição cervejeira e muitos homebrewers têm produzido receitas em menores escalas.

Além de duas novas cervejarias, as outras três preparam ou já estão em fase de expansão, aumentando sua produção e desenvolvendo o mercado de cervejas artesanais.

O Tour Cervejeiro promove passeios que percorrem todo o processo de produção das cervejas, guiados por um especialista da área que explica cada detalhe da fabricação, ingredientes, envase e outros detalhes. Uma das melhores partes é que é possível degustar vários rótulos em todas as cervejarias, acompanhado de um sommelier que dá dicas sobre harmonização e fala sobre a história da cerveja. Para saber as próximas datas, acesse o site oficial.

Conheça em detalhes as cervejarias de Ribeirão Preto:

1. Colorado

Em 2015, a Colorado completa 20 anos. A ideia do empresário Marcelo Carneiro, fundador da cervejaria, deu tão certo que hoje, além de ser uma das pioneiras no segmento de cervejas artesanais, os rótulos da marca colecionam prêmios em vários campeonatos nacionais e internacionais.

A Colorado produz 130 mil litros de cerveja por mês e conta com quatro rótulos principais — Appia, Cauim, Indica e Demoiselle —, sendo cada uma delas feita com um ingrediente especial, tipicamente brasileiro na receita: mel, mandioca, rapadura e café, respectivamente. Hoje, a Appia é recordista de vendas e caiu no gosto dos brasileiros, principalmente daqueles que ainda estão começando a desbravar o paladar com cervejas mais leves e sem tanto amargor.


Fábrica recebe visitação aos sábados, com direito à degustação dos 4 rótulos principais (Foto: Analídia Ferri)

Instalada no bairro Campos Elíseos desde 2007, a produção da Colorado cresceu muito nos últimos anos e levou a marca brasileira para países como França e Estados Unidos. Segundo o mestre cervejeiro Laércio Shiya, a fábrica vai mudar de lugar até julho deste ano. “Já temos um novo espaço próximo à rodovia Anhanguera, onde já está instalado nosso departamento comercial. Crescemos muito e precisamos de mais espaço para a produção e armazenamento dos insumos e das cervejas produzidas”, explica.

A Colorado produz também outras cervejas sazonais, como a Berthô e a Ithaca, além de receitas feitas com cervejarias parceiras.

2. Lund

Fundada em 2009, em uma charmosa casa de arquitetura alemã ao lado do Novo Mercadão da Cidade, a cervejaria Lund é mais uma que está em expansão. Com produção mensal que varia entre 20 e 30 mil litros de cerveja, a Lund vai ocupar um novo espaço, com mudança prevista para junho ou julho deste ano.

A nova fábrica vai ficar na avenida Bandeirantes, próximo à USP. O espaço atual (na zona Sul) funcionar para realização de eventos e degustações. Com 5 rótulos — Pilsen, Munich Dunkel, Hefe-Weizen e Witbier, além do mais recente, Pale Ale —, a Lund ainda produz outras cervejas especiais para diversos parceiros.

3. Invicta

Ocupando um charmoso espaço na avenida do Café desde 2011, a cervejaria Invicta anunciou a preparação da sua mudança para outro local, prevista para o início de 2016. O novo espaço vai contar com 4 mil m², sendo 2.500 m² de área construída — o atual espaço de produção conta com 400 m².

Hoje, a Invicta produz de 36 a 40 mil litros de cerveja por mês, sendo vários estilos e diferentes parcerias, como as cervejas 1000 IBU, Damiana (Bavarian IPA), Six O’Clock (American IPA), Oberkorn (Oktoberfest), 108 (Imperial Stout), Black Cat (India Black Ale), Boss (Imperial IPA), Hellbeirão Pils (German Pilsener) e Iniciação (Weizen Bier), entre outras. No começo de 2015, a marca passou por uma reformulação e passou a ser representada por um "soco".


Fábrica ficou pequena diante do sucesso da cervejaria, que completa 4 anos em agosto deste ano


(Foto: Divulgação)

Além da fábrica, a nova sede vai abrigar também um disque-chope, uma loja de insumos, loja de souvenirs, sala de aula para cursos e um tasting room, uma área de degustação para visitantes. O objetivo é aumentar a produção gradativamente e, para isso, a Invita já começou a adquirir novos equipamentos.  “A Invicta precisava e merecia um espaço maior, pois nossa produção cresceu muito e no novo local teremos capacidade de crescer ainda mais”, explica Rodrigo Silveira, mestre cervejeiro e diretor da Invicta. O novo local da fábrica não foi divulgado, mas o bar e restaurante vão permanecer na avenida do Café.

4. Weird Barrel

Inaugurada em abril, a Weird Barrel segue algumas premissas bastante inusitadas. A comunicação da cervejaria segue a temática pirata e o bar também fica no mesmo local da fábrica, uma nanocervejaria, cujas receitas são assinadas pelo mestre cervejeiro João Becker (ex-cervejeiro da Colorado).

Seguindo o formato brewpub, a Weird Barrel tem capacidade para produzir cerca de 3 mil litros por mês e seus tanques — confeccionados sob encomenda —, armazenam até 200 litros de cerveja. O que caracteriza um brewpub é justamente a flexibilidade de produção e a variedade de cervejas que podem ser criadas, seguindo diferentes receitas.

O menu de cervejas da casa conta com a premiada Naughty Grog, uma black IPA envelhecida em barril de rum, com 7,8% de teor alcoólico e 45 IBU, e que recebeu medalha de ouro no último Mondial de La Bière. A Pirate's Flip, uma session IPA com gengibre e a Bad Luck, uma fruitbeer que leva frutas vermelhas (amora, framboesa, morango e pitanga) em sua composição. Após a inauguração, as chopeiras ganharam mais três opções: a Midnight Pap, uma Oatmeal Stout; a Royal Navy, uma Extra Special/Strong Bitter (ESB); e a Hard Tack, uam Summer Ale com dry hopping de Citra.

Outra curiosidade é que, para provar todas as cervejas, é preciso ir até o brewpub, uma vez que a bebida não será comercializada fora de Ribeirão Preto. Uma pia com torneira de chopeira serve água à vontade em uma parede que fica entre a fábrica e o bar.

O Varal Diverso também esteve na inauguração do brewpub. Leia a matéria e confira algumas fotos!

5. Walfänger

Inaugurada em junho, a cervejaria Walfänger, localizada em Bonfim Paulista, propõe uma imersão em uma das mais tradicionais culturas cervejeiras do mundo: a da Alemanha. Seguindo à risca a lei de pureza alemã, "Reinheitsgebot", a fábrica está produzindo três tipos de cerveja: Helles, Doppelbock e Weizen. A produção mensal é estimada em 14 mil litros.

Outro diferencial é que a fábrica divide espaço com um bar, onde serão servidos pratos das gastronomias brasileira e alemã, como joelho de porco e arroz de pato. “Queremos proporcionar uma experiência única de degustação, com cardápio harmonizado e integrado à fábrica”, explica Diego Lattaro, um dos sócios da cervejaria. A previsão de abertura é para a segunda quinzena de junho.

Endereços

Todas as cervejarias possuem bar e loja no próprio local, exceto a Colorado, que conta com o bar localizado na Zona Sul da cidade. Confira os endereços:

Cervejaria Colorado

Fábrica: rua Minas, 394 (Campos Elíseos)
Visitação: todos os sábados, às 10h45 (com agendamento)
Telefone: (16) 3441-5090

Loja: Rod. Anhanguera, km 308 + 300 m (na marginal, ao lado do Atacadão)
Telefone: (16) 3441-4949

Cervejarium (bar oficial da Colorado)

Endereço: Av. Independência, 3.248 (Jardim Flórida)
Funcionamento: segunda a sábado, a partir das 17h30
Telefone: (16) 3911-4949

Cervejaria Lund

Endereço: Rua José Roberto Vittorazzi, 325 (Nova Aliança)
Funciomento do bar: todo sábado, das 10h às 17h
Telefone: (16) 3621-5915 / 3443-7166

Cervejaria Invicta

Endereço: Avenida do Café, 1.365 (Vila Amélia)
Funciomento: segunda, das 11h às 15h (almoço); de terça a sábado, das 11h às 00h
Telefone: (16) 3236-1365

Weird Barrel Brewing Co.

Endereço: Rua Altino Arantes, 1.854 (Jardim Sumaré)
Funcionamento: de terça a domingo, a partir das 18h
Telefone: (16) 3101-5285

Cervejaria Walfänger

Endereço: Rua Carlos Ribeiro de Souza, 115 (Bonfim Paulista)
Inauguração: final de junho

PRÓXIMO POST »
Empório oferece mais de 120 rótulos e realiza curso de cervejas em Ribeirão
« POST ANTERIOR
Tour Cervejeiro divulga calendário e leva visitantes para novas cervejarias

Você poderá gostar também!

 

Weird Barrel comemora um ano e apresenta novidades no cardápio

03.04.2016 - 15:59

Brewpub lança três cervejas e dois pratos, além de outras atrações de aniversário

Conheça a tradição da cerveja em Ribeirão Preto

01.07.2014 - 20:03

Descubra que a tradição cervejeira em Ribeirão Preto tem fama não só pelas atuais Colorado, Lund e Invicta ou pelo chope do Pinguim. As primeiras cervejarias vieram muito antes!

SP 330 é a sétima cervejaria artesanal criada em Ribeirão

20.04.2016 - 08:22

Tap Room inaugura neste mês; conheça as cervejas produzidas

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso