acompanhe:
Perfil no facebook
Perfil no twitter
Varal no Instagram
Varal no Youtube
Entre em contato com a gente
Nosso feed RSS
Para o topo

página inicial » cultura cervejeira »

Cervejaria Walfänger abre as portas em Ribeirão Preto

publicado em: 19/06/2015 - 16:10
atualizado em: 22/07/2015 - 18:02

Cervejaria Walfänger abre as portas em Ribeirão Preto

Por Analídia Ferri
Fotos: Rafael Cautella / Divulgação

Reinheitsgebot. Guarde essa palavra. Inaugura nesta sexta-feira (19/6), aniversário de Ribeirão Preto, mais uma cervejaria, a Walfänger, localizada em Bonfim Paulista, distrito da cidade. Seguindo as receitas da Escola Alemã, a cervejaria já tem disponível 3 tipos de chopes artesanais e um menu que inclui pratos da culinária germânica, mesclados com comidas brasileiras.

Pub e fábrica ficam juntos, o que proporciona uma experiência completa para quem for visitar o local. Um duto ligado aos tanques leva chope fresco direto para as torneiras dos balcões da cervejaria. Hoje, a capacidade de produção é de 14 mil litros por mês, mas a intenção dos sócios é expandir para 60 mil litros.

O cardápio da casa inclui o tradicional joelho de porco que servirá de base para vários pratos, como escondidinho, cozido na cerveja, além de uma salada bem brasileira, hambúrguer feito em parceria com o Bendito Burguer, “pirulitos” de carne de porco, entre outros quitutes escolhidos para harmonizar com os rótulos servidos.

Um biergarten foi projetado em frente ao bar, com espaço ao ar livre, em meio a um jardim. A decoração também é um dos pontos altos da casa. Mobiliário e alguns objetos com temas marítimos foram trazidos de Bali, na Indonésia e compõem a parede principal do bar, com uma enorme estante com vasos, barris, cervejas e outros itens.

Reinheitsgebot é a Lei de Pureza da Cerveja, promulgada em 1516, em Munique, que institui que a cerveja deveria ser composta apenas por água, malte de cevada e lúpulo, uma vez que a levedura de cerveja ainda não existia na época. O fermento passou a ser incluído mais tarde. Essa lei será seguida pela Walfänger. 

“Quem vier à Walfänger poderá ver de perto a nossa linha de produção e conhecer um pouco mais sobre a cultura cervejeira, enquanto degusta”, explica Augusto Balieiro, fundador-presidente da cervejaria cujo sobrenome significa Walfänger, em alemão. Além dele, seus dois filhos, Caio e Raoni Baileiro, e outros dois sócios, Diego Láttaro e Thiago Gui Pereira, estão à frente do empreendimento.

Cervejas

A Walfänger conta com três estilos de cerveja: Helles (cerveja leve e clara), Weizen (cerveja de trigo) e Doppel Bock (cerveja forte e escura). Conheça cada uma delas abaixo:

Walfänger Helles: De cor dourada clara e refrescância surpreendente, o estilo Helles, originário de Munique, resulta numa cerveja de corpo médio, baixo amargor e sua ênfase é no caráter mais maltado. Esse estilo clássico da escola cervejeira alemã é de baixa fermentação, final um pouco seco, boa carbonatação e formação de espuma. Sua grande característica é ter um equilíbrio entre o sabor doce do malte e o amargor do lúpulo. Pratos leves e delicados serão ótimas companhias.

Walfänger Weizen: A cerveja de estilo Weizen, originária da região da Baviera, é de trigo e muito difundida no mundo. Possui cor amarelo pálido e aparência turva, pois não passa pelo processo de filtração. O trigo deixa a cerveja mais encorpada. No aroma, notas frutadas como as de banana e de cravo são características marcantes. Essa cerveja apresenta boa carbonatação e espuma generosa. O lúpulo é uma presença sutil que torna o amargor muito baixo e quase imperceptível. As leveduras têm um papel muito importante na Weizen que é de alta fermentação (família Ale). De sabor suave e macio, agrada facilmente a todos os paladares e harmoniza muito bem com diversos pratos da cozinha alemã.

Walfänger Doppelbock: Criada por monges, em Munique, a cerveja de estilo Doppelbock possui forte gosto de malte, doçura leve e seus atributos são ligados aos sabores mais tostados e frescos. Sua coloração é um âmbar profundo. Essa cerveja (família Lager) é encorpada e com elevado teor alcóolico. Quando harmonizada com carnes e pratos mais fortes, traz maior complexidade ao conjunto.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (19/6), a partir das 16h. Os horários de funcionamento da cervejaria serão de quarta a sexta-feira, a partir das 18h, aos sábados, às 16h, domingos e feriados, a partir das 12h. A Walfänger fica na rua Carlos Ribeiro Souza, 115, bem na entrada de Bonfim Paulista, à direita de quem está chegando.

PRÓXIMO POST »
Bares preparam Oktoberfest em Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
Empório oferece mais de 120 rótulos e realiza curso de cervejas em Ribeirão

Você poderá gostar também!

 

Empório Toscana inaugura em novo endereço em Ribeirão

16.05.2017 - 08:58

Casa mescla conceito de "embarium" e oferece massas e pães artesanais

Bares de Ribeirão Preto organizam “Oktoberfest”

10.10.2014 - 09:48

Os cervejeiros de plantão já podem preparar seus copos para cair na festa alemã. Pelo menos três bares de Ribeirão Preto já marcaram suas versões da “Oktoberfest” para outubro e novembro. Confira!

Choperia Pinguim abre espaço para chope Colorado

21.03.2017 - 20:43

Novidade já chegou às unidades de Ribeirão Preto

 

 

Comente aqui:
Saia de Casa
Saia de Casa

 

 

 

Varal Diverso © 2011–2017 - Todos os direitos reservados. » Termos de uso