Para o topo

Xico Sá lança filme Big Jato nesta quarta em Ribeirão

Xico Sá lança filme Big Jato nesta quarta em Ribeirão
, em 26/07/2016, às 20:35 (atualizado em 27/07/2016, às 18:18)

Por Paulo Gallo
Foto: Daniel Marenco / Divulgação

Após estreiar nas telonas das capitais, "Big Jato" chega a Ribeirão Preto nesta quarta-feira (27 de julho), com uma presença mais que especial. O novo longa-metragem do diretor Cláudio Assis (Amarelo MangaA Febre do Rato e Baixio das Bestas) é baseado no livro homônimo do escritor cearense Xico Sá, que participará de um bate-papo e sessão de autógrafos após a exibição do filme.

O filme será exibido no Cineclube Cauim, às 19h30, e fica em cartaz até a próxima quarta, 3 de agosto. A sessão custa R$ 7 (meia) e R$ 14. O evento integra o projeto Ribeirão e conta com o apoio do Instituto do Livro e do Museu da Imagem e Som de Ribeirão Preto (MIS).

Para mais informações sobre a programação, e sobre como agendar sessões, entre em contato pelo telefone (16) 3441-4341 ou pelo e-mail: cauimrp@gmail.com. O Cauim fica na rua São Sebastião, 920 – Centro.

Big Jato

Com o elenco formado por Matheus Nachtergaele, Marcélia Cartaxo, Rafael Nicácio e participação de Jards Macalé, o longa retrata a juventude passada no Vale do Cariri, no início da década de 1970. Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. No parachoque, a frase “Dirigido por mim, guiado por Deus”. O garoto ao lado do motorista pensa: “Não sou um nem o outro”.

O caminhão faz parte da vida do garoto. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação. Assim como sua própria infância, algo ali parece estar chegando ao fim, e as mudanças não passam despercebidas aos dois.

Em Big Jato, o escritor e cronista Xico Sá cria, a partir de suas memórias, um retrato afetivo de uma juventude passada no Cariri. Estão lá os primeiros encontros com o amor e o rock. As paisagens e as pessoas que ele encontrou. As mudanças nas relações familiares. Um delicado mosaico das descobertas do garoto que enfrenta todas as dificuldades da entrada na vida adulta. 

Leitores familiarizados com as crônicas e participações televisivas do autor podem se deparar aqui com o mesmo olhar lírico e frequentemente hilariante que Xico costuma dedicar aos relacionamentos e ao futebol. Mas irão se surpreender com a ficção do autor.

O que emerge de Big Jato é uma prosa madura, uma novela capaz de encapsular um tempo e um espaço onde humor e drama ocorrem nos pequenos momentos do dia a dia. E na boleia do Big Jato, com os Beatles tocando no rádio.

Compartilhe:

PRÓXIMO POST »
Festival Varilux exibe 19 filmes em dois cinemas de Ribeirão Preto
« POST ANTERIOR
Cineclube Cauim exibe o documentário sobre Janis Joplin

Você poderá gostar também!

 

Cauim apresenta Festival Internacional de Curtas de São Paulo

11.09.2014 - 16:19

Nos dias 13 e 14 de setembro, Cineclube apresenta diversos filmes da programação do 25º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, organizado pela Associação Cultural Kinoforum

“Clássicos do cinema” terá 4ª edição em Ribeirão Preto

22.10.2014 - 20:03

A 4ª edição do projeto exibirá os filmes "Touro indomável", "Footloose: Ritmo louco", "Bonnie & Clyde: Uma rajada de balas", "Uma história de amor", "Scarface" e "Uma linda mulher", todos remasterizados e legendados

E.T., Cidadão Kane e Top Gun serão exibidos da 8ª edição de Clássicos Cinemark

22.06.2015 - 19:28

Filmes antigos ganham as telonas em Ribeirão Preto, de 4 de julho a 12 de agosto, em cópias digitalizadas e legendadas.

 

VOLTAR

 

Comente aqui:
Agenda Cultural
Instagram
Instagram

Varal Diverso © 2011–2018. Todos os direitos reservados | Termos de uso | Design: Paulo Gallo